Destaque

FPSO da MODEC é selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como referência da 4ª Revolução Industrial

Redação/Assessoria
15/01/2020 10:22
FPSO da MODEC é selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como referência da 4ª Revolução Industrial Imagem: Divulgação Modec Visualizações: 2783

O Fórum Econômico Mundial acaba de anunciar a lista de instalações selecionadas para ingressar na Global Lighthouse Network (Rede de Faróis Globais), uma comunidade de fabricantes que lidera a Quarta Revolução Industrial. Este ano, um dos locais selecionados foi o FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29, uma plataforma flutuante de produção de petróleo offshore operada pela multinacional de origem japonesa MODEC.

É a primeira vez que uma instalação industrial localizada na América Latina é incluída na rede, bem como a primeira unidade offshore e a primeira operada por uma empresa japonesa. A seleção do FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29 (foto) como Farol da Quarta Revolução Industrial homenageia o projeto de digitalização da frota, juntamente com o gerenciamento completo da mudança de cultura e excelência operacional, desenvolvido pela MODEC em resposta ao seu rápido crescimento no Brasil. Hoje, a empresa tem 11 embarcações em operação no Brasil e outras quatro em construção. No mundo todo, a empresa tem uma das maiores frotas do seu segmento, com 18 plataformas, e está presente na África, Ásia e Oceania.

A digitalização permite que a companhia integre melhor sua frota, tornando a operação mais segura e eficiente. Com mais de 10 mil sensores instalados em cada plataforma, a MODEC aumentou a produção, usando Advanced Analytics para manutenção preditiva, um gêmeo digital de sua planta de processos e uma plataforma de dados proprietária para acelerar o desenvolvimento de novos algoritmos. Essas técnicas permitiram uma redução de 65% do tempo de inatividade no MV29, tornando essa instalação líder no setor.

“Temos um grande número de dados de nossas operações no Brasil e, com a ajuda de ferramentas digitais, podemos prever problemas e garantir a operação segura e constante de nossa frota”, explica o diretor digital do grupo MODEC e vice-presidente de operações para América Latina e Gana, Soichi Ide. “O processamento desses dados trouxe avanços tangíveis à operação da MODEC, como o uso do aprendizado de máquina para realizar manutenção preditiva em equipamentos e a identificação precoce de problemas em nossa planta de processamento. Isso foi possível graças a pessoas a bordo empoderadas com tecnologia digital, bem como a equipe de suporte em terra.”

O reconhecimento do Fórum Econômico Mundial reforça a posição do Brasil no mercado mundial de energia como referência de alta tecnologia no segmento offshore. Hoje, o país está em destaque no setor devido a suas perspectivas para os próximos anos. Em 2019, o Brasil atingiu uma produção total de mais de 3,5 milhões de barris de petróleo e gás por dia, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo). Nas projeções da MODEC, o país deve exigir de 20 a 30 novas plataformas flutuantes nos próximos quatro anos.

“Esse reconhecimento homenageia uma longa história do compromisso da MODEC com o Brasil e com nossos clientes na produção de petróleo e gás. Entendemos que a adoção de tecnologias disruptivas e a aceitação de novas maneiras de melhorar nossa operação são essenciais para responder à forte demanda prevista para os próximos anos”, declarou o presidente e CEO global da MODEC, Yuji Kozai. “Acreditamos que nosso modelo de negócios exclusivo de engenharia, construção, fretamento e operação da plataforma flutuante será aprimorado para maximizar o valor do ciclo de vida de nossos stakeholders em todas as áreas de nossos negócios. Queremos que a MODEC seja uma referência e ajude o mercado offshore a dar o próximo passo no processo de transformação digital na indústria de petróleo e gás para a sustentabilidade, até que a transição energética completa seja alcançada.”

Sobre a MODEC - A MODEC é líder global na construção e operação de sistemas flutuantes para exploração e produção de petróleo e gás. Com mais de 50 anos no mercado, a empresa atua no Brasil desde 2003 e tem mais de dois mil funcionários no país. A MODEC é responsável pela produção de mais de 35% do pré-sal brasileiro.

Divulgação

Sobre a Global Lighthouse Network - A Global Lighthouse Network é uma comunidade de locais de produção e outras instalações que são líderes mundiais na adoção e integração das tecnologias de ponta da Quarta Revolução Industrial (4IR). Os “faróis” aplicam tecnologias 4IR, como inteligência artificial, impressão 3D e análise de big data, para maximizar a eficiência e a competitividade em escala, transformar modelos de negócios e impulsionar o crescimento econômico, ao mesmo tempo em que aumentam a força de trabalho, protegem o meio ambiente e contribuem com uma jornada de aprendizado para fabricantes de todos os tamanhos e em todas as geografias e indústrias.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Aprovada resolução que revisa norma sobre tratamento dif...
04/09/26
Margem Equatorial
Ibama autoriza Petrobras a perfurar três novos poços na ...
04/09/26
Apoio Offshore
OceanPact conclui a aquisição do Estaleiro Dock Brasil
04/09/26
Evento
ExpoPostos & Conveniência confirma Amyr Klink, Mark Wohl...
04/09/26
ESG
Petrobras lidera ranking ESG no segmento de Petróleo, Gá...
04/09/26
ANP
Aprovada a indicação de 24 blocos na Bacia Potiguar para...
04/09/26
Combustíveis
ANP realizará consulta e audiência públicas sobre novas ...
04/09/26
Rio de Janeiro
Firjan lança recorte Norte Fluminense do Anuário do Petr...
04/09/26
ANP
Revisão de regras do RenovaBio para novos distribuidores...
04/09/26
ANP
Prorrogado para 21/9 o prazo para inscrições no Prêmio A...
03/09/26
Saúde e Bem-estar
Nova clínica no Rio mira demanda de saúde ocupacional da...
03/09/26
ABPIP
Produtores independentes apresentam a candidatos ao Gove...
03/09/26
Bacia de Santos
Shell Brasil adquire participação no bloco exploratório ...
02/09/26
ROG.e 2026
Merax confirma participação na ROG.e 2026 com soluções p...
02/09/26
ANP
Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026: anunciadas as seis e...
02/09/26
Mercado Livre
Comerc Energia celebra 25 anos com solidez financeira, e...
02/09/26
PPSA
TotalEnergies e Petrobras vencem lotes do 8º Leilão Spot...
02/09/26
ROG.e 2026
PRINER exibe na Rio Oil & Gas Energy o serviço de pintur...
01/09/26
ANP
Produção de petróleo e gás em julho de 2026 foram de 5,8...
01/09/26
Etanol de milho
Levedura desenvolvida na Unicamp pode tornar a produção ...
01/09/26
Biometano
CGOB: ANP publica Informes Técnicos que permitem início ...
01/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25