Destaque

FPSO da MODEC é selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como referência da 4ª Revolução Industrial

Redação/Assessoria
15/01/2020 10:22
FPSO da MODEC é selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como referência da 4ª Revolução Industrial Imagem: Divulgação Modec Visualizações: 2138

O Fórum Econômico Mundial acaba de anunciar a lista de instalações selecionadas para ingressar na Global Lighthouse Network (Rede de Faróis Globais), uma comunidade de fabricantes que lidera a Quarta Revolução Industrial. Este ano, um dos locais selecionados foi o FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29, uma plataforma flutuante de produção de petróleo offshore operada pela multinacional de origem japonesa MODEC.

É a primeira vez que uma instalação industrial localizada na América Latina é incluída na rede, bem como a primeira unidade offshore e a primeira operada por uma empresa japonesa. A seleção do FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29 (foto) como Farol da Quarta Revolução Industrial homenageia o projeto de digitalização da frota, juntamente com o gerenciamento completo da mudança de cultura e excelência operacional, desenvolvido pela MODEC em resposta ao seu rápido crescimento no Brasil. Hoje, a empresa tem 11 embarcações em operação no Brasil e outras quatro em construção. No mundo todo, a empresa tem uma das maiores frotas do seu segmento, com 18 plataformas, e está presente na África, Ásia e Oceania.

A digitalização permite que a companhia integre melhor sua frota, tornando a operação mais segura e eficiente. Com mais de 10 mil sensores instalados em cada plataforma, a MODEC aumentou a produção, usando Advanced Analytics para manutenção preditiva, um gêmeo digital de sua planta de processos e uma plataforma de dados proprietária para acelerar o desenvolvimento de novos algoritmos. Essas técnicas permitiram uma redução de 65% do tempo de inatividade no MV29, tornando essa instalação líder no setor.

“Temos um grande número de dados de nossas operações no Brasil e, com a ajuda de ferramentas digitais, podemos prever problemas e garantir a operação segura e constante de nossa frota”, explica o diretor digital do grupo MODEC e vice-presidente de operações para América Latina e Gana, Soichi Ide. “O processamento desses dados trouxe avanços tangíveis à operação da MODEC, como o uso do aprendizado de máquina para realizar manutenção preditiva em equipamentos e a identificação precoce de problemas em nossa planta de processamento. Isso foi possível graças a pessoas a bordo empoderadas com tecnologia digital, bem como a equipe de suporte em terra.”

O reconhecimento do Fórum Econômico Mundial reforça a posição do Brasil no mercado mundial de energia como referência de alta tecnologia no segmento offshore. Hoje, o país está em destaque no setor devido a suas perspectivas para os próximos anos. Em 2019, o Brasil atingiu uma produção total de mais de 3,5 milhões de barris de petróleo e gás por dia, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo). Nas projeções da MODEC, o país deve exigir de 20 a 30 novas plataformas flutuantes nos próximos quatro anos.

“Esse reconhecimento homenageia uma longa história do compromisso da MODEC com o Brasil e com nossos clientes na produção de petróleo e gás. Entendemos que a adoção de tecnologias disruptivas e a aceitação de novas maneiras de melhorar nossa operação são essenciais para responder à forte demanda prevista para os próximos anos”, declarou o presidente e CEO global da MODEC, Yuji Kozai. “Acreditamos que nosso modelo de negócios exclusivo de engenharia, construção, fretamento e operação da plataforma flutuante será aprimorado para maximizar o valor do ciclo de vida de nossos stakeholders em todas as áreas de nossos negócios. Queremos que a MODEC seja uma referência e ajude o mercado offshore a dar o próximo passo no processo de transformação digital na indústria de petróleo e gás para a sustentabilidade, até que a transição energética completa seja alcançada.”

Sobre a MODEC - A MODEC é líder global na construção e operação de sistemas flutuantes para exploração e produção de petróleo e gás. Com mais de 50 anos no mercado, a empresa atua no Brasil desde 2003 e tem mais de dois mil funcionários no país. A MODEC é responsável pela produção de mais de 35% do pré-sal brasileiro.

Divulgação

Sobre a Global Lighthouse Network - A Global Lighthouse Network é uma comunidade de locais de produção e outras instalações que são líderes mundiais na adoção e integração das tecnologias de ponta da Quarta Revolução Industrial (4IR). Os “faróis” aplicam tecnologias 4IR, como inteligência artificial, impressão 3D e análise de big data, para maximizar a eficiência e a competitividade em escala, transformar modelos de negócios e impulsionar o crescimento econômico, ao mesmo tempo em que aumentam a força de trabalho, protegem o meio ambiente e contribuem com uma jornada de aprendizado para fabricantes de todos os tamanhos e em todas as geografias e indústrias.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.