Internacional

FPSO da MODEC inicia produção no Golfo do México

Capaz de produzir até 90 mil de petróleo por dia, o FPSO MIAMTE MV34 é o primeiro projeto da empresa para a operadora italiana Eni Mexico, subsidiária da empresa integrada de energia Eni

Redação TN Petróleo/Assessoria
31/03/2022 12:51
FPSO da MODEC inicia produção no Golfo do México Imagem: Divulgação Visualizações: 2022 (0) (0) (0) (0)

O FPSO MIAMTE MV34, construído e operado pela MODEC, iniciou em fevereiro a produção no campo de Miztón, no Golfo do México. A embarcação, com capacidade para produzir até 90 mil barris de petróleo e mais de 2 milhões de metros cúbicos de gás por dia, está afretada à Eni México, que detém integralmente os direitos do campo. A unidade opera a 10 quilômetros da costa em lâmina d'água de 32 metros. A plataforma marca o retorno da MODEC ao offshore mexicano após nove anos.

A embarcação chegou ao México em janeiro e desde então vinha realizando atividades de comissionamento em Ciudad del Carmen, no estado de Campeche. O contrato operacional tem prazo de 15 anos, com possibilidade de prorrogação por até mais cinco.

Para fazer frente às condições climáticas locais, a SOFEC, empresa do Grupo MODEC, desenvolveu um sistema de amarração único no mercado de óleo e gás capaz de desconectar temporariamente a embarcação. O Sistema de Ancoragem de Torre Desconectável foi feito especificamente para este projeto, protegendo as tripulações a bordo e a instalação contra mudanças climáticas extremas, como furacões e tempestades, mantendo-as em segurança.

“Estamos muito felizes em começar a operar nosso primeiro FPSO no México. A MODEC traz consigo uma longa história de operações bem-sucedidas em diferentes regiões do mundo – como Brasil, África e Ásia – e transferirá esse conhecimento para operar em águas mexicanas”, afirma o Country Manager da MODEC no México, André Cordeiro. “A experiência que adquirimos trabalhando no offshore brasileiro será fundamental para nossas operações no Golfo do México.”

O FPSO MIAMTE MV34 é a segunda unidade do Grupo MODEC a entrar em operação nos últimos meses. Em agosto do ano passado, a empresa iniciou a operação do FPSO Carioca MV30, em Campo de Sépia, no pré-sal da Bacia de Santos. Além disso, a empresa está em fase final de comissionamento do FPSO Guanabara MV31 e tem mais três unidades em construção para o Brasil – FPSOs Almirante Barroso, Anita Garibaldi e Bacalhau – e uma para o Senegal – o FPSO Leopold Sedar Senghor.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22