Cabotagem

Frota de cabotagem da Aliança continua a crescer

Redação / Assessoria
15/04/2015 14:11
Frota de cabotagem da Aliança continua a crescer Imagem: Divulgação Visualizações: 1270

A frota de cabotagem da Aliança, subsidiária da Hamburg Süd, ganhou um novo navio. Em um evento realizado no Tecon Rio Grande, no porto de Rio Grande, região Sul do Brasil, foi batizado no dia 14 de abril, o porta-contêineres “Bartolomeu Dias”. A madrinha da embarcação é Luciana Pereira Quartiero, esposa do vice-presidente da Camil Alimentos, Jacques Quartiero. Também estiveram presentes o presidente do Conselho Executivo da Hamburg Süd, Ottmar Gast, e Julian Thomas, CEO da Hamburg Süd e da Aliança na Região da Costa Leste da América do Sul.

Com capacidade para 4.800 contêineres (incluindo 600 tomadas para contêineres refrigerados), o “Bartolomeu Dias” é o maior navio que a Aliança já colocou em operação no serviço de cabotagem brasileira. O nome é uma homenagem ao navegador português que descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500, quando era capitão da frota de Pedro Álvares Cabral.

No decorrer do processo de modernização e expansão da frota de cabotagem, quatro novos navios de 3.800 contêineres foram entregues entre 2013 e 2014, tendo também os nomes dos principais descobridores da América do Sul. Todos já estão em operação na cabotagem, contribuindo em termos de capacidade ofertada ao mercado e também sustentabilidade. No meio do ano, a Aliança vai batizar o navio “Vicente Pinzón”, idêntico ao “Bartolomeu Dias”.

Rio Grande é um importante porto para a Hamburg Süd e Aliança. Oito serviços regulares são oferecidos pelas empresas, dos quais dois de cabotagem com escalas semanais. Além disso, a Aliança mantém dois serviços feeder para a Argentina a partir do porto de Rio Grande. Anualmente, cerca de 500 escalas da Hamburg Süd e da Aliança são realizadas em Rio Grande.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Navegação Interior
Paraná-Tietê: a hidrovia que integra três regiões e impu...
24/06/26
Investimento
Com alta na movimentação de cargas, Porto de Paranaguá a...
22/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Exportação e Logística
Porto do Açu realiza primeira operação de movimentação d...
22/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Resultado
Movimentação de cargas no Porto de Imbituba ultrapassa 3...
18/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Oportunidade
Norsul e Norcoast investem na formação de novos Oficiais...
17/06/26
Logística
Porto de Itaqui consolida força do Arco Norte e encurta ...
15/06/26
Internacional
Agenda de sustentabilidade dos portos brasileiros ganha ...
12/06/26
Navegação Interior
Com recursos do Fundo da Marinha Mercante, Região Norte ...
10/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25