MME

G20: MME e Agência Internacional de Energia Promovem Debate sobre Eficiência Energética

Evento contou com troca de experiências em mecanismos políticos e de financiamento para a construção de um conjunto de ferramentas de política de eficiência energética do G20.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
29/05/2024 11:30
G20: MME e Agência Internacional de Energia Promovem Debate sobre Eficiência Energética Imagem: Ricardo Botelho/MME Visualizações: 2063

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Internacional de Energia (AIE) realizaram, nesta quarta-feira (29/05), um evento no âmbito do G20 para discutir políticas públicas e mecanismos de financiamento destinados a contribuir com a meta de duplicar a eficiência energética global nos próximos anos. O encontro visou à troca de experiências bem-sucedidas na implementação de políticas setoriais e na promoção de financiamentos que possam inspirar outros países a alcançar esta meta.

O painel, moderado pelo diretor de Informações, Estudos e Eficiência Energética do MME, Gustavo Masili, reuniu especialistas globais. “Além do desafio em relação ao avanço e aprimoramento das políticas de eficiência energética, precisamos reduzir riscos e alongar prazos de financiamento à eficiência energética. Este painel inspirou os países a colaborarem em esforços conjuntos para impulsionar a eficiência energética,” destacou Masili.

A iniciativa faz parte das prioridades do Grupo de Trabalho sobre Transições Energéticas do G20, que discute a transição para fontes de energia limpas e sustentáveis ​​e os caminhos para uma transição energética justa, acessível e inclusiva. “Este debate ajuda a fomentar a discussão sobre as medidas orientadas para a ação em setores estratégicos. Os governos e agentes do setor devem contribuir para a implementação de políticas de eficiência energética mais ambiciosas e para a promoção de financiamentos mais competitivos para essas soluções”, acrescentou Gustavo.

A diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Agnes Costa apresentou algumas das políticas brasileiras de eficiência energética. “No Brasil temos programas de eficiência energética que utilizam recursos arrecadados das Distribuidoras de energia elétrica para promover ações e projetos estratégicos de eficiência energética, como o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo MME, e o Programa de Eficiência (PEE), coordenado pela Aneel”.

O secretário Permanente Adjunto do Ministério Dinamarquês do Clima, Energia e Serviços Públicos, Christian Stenberg, ressaltou a urgência da eficiência energética. “Um dos temas que contribui significativamente para o avanço da eficiência energética é a criação do mercado de carbono”, comentou.

A analista sênior de Relações Externas do Mercado de Energia de Cingapura, Adeline Lim, compartilhou a experiência de seu país em incentivar a reforma de edifícios para atingir padrões elevados de eficiência energética. “Nosso apoio reduz o custo inicial das reformas verdes e melhora o retorno sobre os investimentos para os proprietários, preparando os edifícios para um futuro de energia zero,” explicou.

O evento foi importante na colaboração internacional, promovendo soluções técnicas e financeiras que são fundamentais para alcançar a duplicação da eficiência energética global.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.