O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou nesta segunda-feira (28) de seminário sobre Sustentabilidade promovido pela Rede Tribuna de Comunicação, no Centro de Convenções de Vitória (ES). Gabrielli apresentou palestra sobre o Programa Desenvolvimento e Cidadania
Agência PetrobrasO presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou nesta segunda-feira (28) de seminário sobre Sustentabilidade promovido pela Rede Tribuna de Comunicação, no Centro de Convenções de Vitória (ES). Durante mais de uma hora, Gabrielli apresentou palestra sobre o Programa Desenvolvimento e Cidadania Petrobras e respondeu às perguntas da platéia.
O presidente falou das metas de crescimento estabelecidas no Plano Estratégico 2020, especialmente em relação ao aumento da produção de petróleo (4,2 milhões de barris em 2015), da oferta de gás (134 milhões de metros cúbicos por dia em 2012) e da capacidade de refino (três novas unidades em funcionamento até 2015).
"A Petrobras quer se tornar, até 2015, uma das cinco maiores empresas de energia do mundo, e a preferida pelos públicos de interesse. Mas queremos atingir este patamar apoiados no tripé crescimento integrado – rentabilidade - responsabilidade social e ambiental", destacou Gabrielli.
Em seguida o presidente apresentou em detalhes o Programa Desenvolvimento e Cidadania Petrobras, que prevê o investimento de R$ 1,3 bilhão até 2012, com alcance de cerca de 18 milhões de pessoas atendidas em todo o País. Ele explicou que as ações do Programa Desenvolvimento e Cidadania prevêem não apenas o apoio financeiro aos projetos selecionados, mas o estabelecimento e o alcance de metas por parte dos projetos, voltados para a valorização das potencialidades de cada local onde a Petrobras atua.
Ao final, Gabrielli destacou o programa de Agricultura Familiar com ênfase no Biodiesel, que tem o objetivo de fomentar a agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel, atendendo mais de 17 mil famílias nos estados de Minas Gerais, Bahia e Ceará, onde a Petrobras está construindo usinas do biocombustível. Citou ainda o Projeto Mova-Brasil, de alfabetização de jovens e adultos.
O presidente também ressaltou as ações de responsabilidade social desenvolvidas no Espírito Santo, destacando os resultados do Programa Ciranda Capixaba – programa de seleção pública regional que conseguiu melhoria nos processos de gestão em 80% dos projetos apoiados, com 75% dos projetos apresentando indicativo de sustentabilidade. Ao todo, mais de 8 mil pessoas se beneficiam diretamente de projetos apoiados pelo Ciranda Capixaba – que, segundo o presidente, apresenta uma relação custo/benefício social extremamente positiva e serve de modelo de ação de responsabilidade social para a Petrobras em todo o País. A Petrobras apóia 49 projetos sociais no Espírito Santo, entre os escolhidos nas seleções públicas nacional e regional e projetos que receberam recursos por meio do Fundo da Infância e Adolescência.
Fale Conosco
21