Macaé

Gás natural marca novo ciclo para Macaé

Redação/Prefeitura de Macaé
21/03/2019 09:13
Visualizações: 2232

Os investimentos anunciados pela Shell para transformar o gás natural produzido na Bacia de Campos em energia elétrica, através da construção da Usina Marlim Azul, estabelecem em Macaé um novo marco na sua história como parte fundamental para as operações da indústria do petróleo no Brasil.

Esse novo ciclo virtuoso foi destacado pelo prefeito Dr. Aluizio durante painel na avant première Brasil Offshore, realizado nesta terça-feira (19), na cidade.

Na apresentação, o prefeito apontou que a grande expectativa gerada pelas perspectivas positivas sobre o futuro do mercado do petróleo nacional é a retomada da geração de empregos.

“O que nós precisamos discutir hoje é o emprego. É necessário compreender que um profissional qualificado pela própria indústria vive hoje fora do mercado. A verdadeira retomada da indústria é a recuperação desses postos de trabalho. E acreditamos que o fim desse período conturbado é a chegada da Shell a Macaé”, destacou o prefeito.

Dr. Aluizio apontou também que a produção e processamento do gás natural extraído nas reservas da Bacia de Campos estabelecem em Macaé uma nova fase dentro da sua história como a única Capital Nacional do Petróleo no Brasil.

“Existe uma notícia velha no meio dessa novidade toda. O gás marca essa transição da indústria e encontra em Macaé a sua principal vocação. E essa não é uma oportunidade apenas da Shell, mas também da Petrobras que faz muito bem o seu papel e terá sempre todo o nosso respeito e admiração”, disse o prefeito.

Em relação à décima edição da Brasil Offshore, que acontece entre os dias 25 e 28 de junho deste ano, Dr. Aluizio afirmou que, após as fases de superação e da retomada, o evento será marcado pelo recomeço. “A feira que é da indústria do petróleo vai ser marcada pelo sentimento de que o pior já passou. E será o momento ideal para que possamos discutir a revitalização dos campos maduros com a pauta dos 5% dos royalties. É preciso manter o investimento na Bacia de Campos, gerando empregos, para evitar o processo de descomissionamento”, defendeu o prefeito.

Dr. Aluizio participou do segundo painel da avant primière, ao lado do secretário geral do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) Milton Costa, da gerente de petróleo, gás e naval da Firjan Karine Fragoso e do secretário de petróleo, gás natural e biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix.

Antes do painel, o prefeito se reuniu com o presidente da Shell no Brasil, André Araújo, com o diretor de Relações com o Governo da empresa, Flávio Ofugi, e com o diretor de Relações Externas da operadora, Glauco Paiva.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Gigantes do setor e produtores independentes aceleram pr...
22/09/26
ROG.e 2026
PPSA publica pré-edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
22/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e Perenco Brasil assinam acordo para primei...
22/09/26
ABPIP
ABPIP terá programação própria de debates durante a ROG....
22/09/26
Brandend Content
Brasil Aços amplia estoque de tubos de aço carbono NACE...
22/09/26
ROG.e 2026
MODEC debate desafios para um offshore mais eficiente na...
22/09/26
ROG.e 2026
Cladtek foi selecionada para desenvolver tecnologia que ...
22/09/26
ROG.e 2026
Abertura da ROG.e 2026 destaca transição energética just...
22/09/26
ROG.e 2026
Lideranças globais apontam Brasil como polo de estabilid...
22/09/26
ROG.e 2026
Firjan marca presença na abertura da ROG.e 2026 e firma ...
22/09/26
ROG.e 2026
ABB apresenta na ROG.e 2026 portfólio integrado para ope...
22/09/26
ROG.e 2026
Vallourec apresenta novas tecnologias que respondem aos ...
22/09/26
ROG.e 2026
Grupo Forship consolida liderança nacional em O&M (opera...
21/09/26
Brandend Content
Integridade de ativos offshore: como a integração entre ...
21/09/26
BOGE 2027
Bahia Oil & Gas Energy 2027 conecta negócios, inovação e...
21/09/26
Brandend Content
Descoberta e confiança: os dois tempos da venda industrial
21/09/26
ROG.e 2026
Confira a programação do estande do Espírito Santo na RO...
21/09/26
ROG.e 2026
Na ROG.e, Firjan SENAI promove a 30ª edição do programa ...
20/09/26
ROG.e 2026
Primeira edição da Energy Run reúne mais de 1 mil partic...
20/09/26
BRANDED CONTENT
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
19/09/26
ROG.e 2026
Camorim investe R$ 250 milhões em 2026 para ampliar frot...
18/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25