Logística

Gcomex lança centro de excelência logística offshore no Porto do Rio de Janeiro

Será realizado nesta terça-feira (27), o lançamento ao mercado de petróleo e gás, do Centro de Excelência Logística Offshore, Gcomex Offshore Logístics, uma base de apoio que operará na região portuária do Rio de Janeiro. O lançamento, que acontece no Restaurante Mr. Lam, no Rio de Janei

Redação
27/04/2010 16:20
Visualizações: 998
Será realizado nesta terça-feira (27), o lançamento ao mercado de petróleo e gás, do Centro de Excelência Logística Offshore, Gcomex Offshore Logístics, uma base de apoio que operará na região portuária do Rio de Janeiro. O lançamento, que acontece no Restaurante Mr. Lam, no Rio de Janeiro, contará com a presença de personalidades do mercado de óleo e gás, Governo do Estado e Município e Cia. Docas.


Segundo Eduardo Paes Leme, CEO do GRUPO GCOMEX, o empreendimento será uma importante solução logística no abastecimento das operações de exploração, desenvolvimento e produção para as Bacias de Campos e Santos.

 
Em uma área de aproximadamente 20.000 M2, contígua ao Porto, a Gcomex será capaz de receber, armazenar, controlar, preservar e movimentar materiais destinados a operação offshore, dentro do mais alto padrão de excelência em QHSE exigido pelo mercado.

 
A operação das embarcações será feita a partir do Porto do Rio de Janeiro, que dispõe de mais de 3.000 metros de cais, hoje, pouco utilizado na importação e exportação de carga geral. “É um absurdo que uma estrutura como o Porto do Rio de Janeiro ainda não tenha sido transformada em um dos principais centros logísticos offshore deste país. Dedicamos um ano de intenso estudo e construímos um modelo que consideramos adequado para operar no ambiente do porto organizado”; afirma Paes Leme.

 
Eduardo Paes Leme também destaca a importância do empreendimento para o Estado do Rio de Janeiro, que ganha mais uma estrutura voltada a projetos de exploração e produção de petróleo e gás. Também destaca que a Gcomex Offshore Logístics contribuirá com o programa de revitalização da região portuária, gerido pelo Município. “Contamos com todo o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, na pessoa do Secretário Julio Bueno e da Sub-Secretária Renata Cavalcante, nos orientando e incentivando a todo o momento. Sabemos também o quanto este empreendimento será importante para o Programa de Revitalização do Caju e da Região Portuária. Ficamos felizes em poder participar de uma ação da Prefeitura que trará melhoras significativas a cidade e ao cidadão”, declara.     

 
 
O empreendimento envolveu um investimento na ordem de R$ 5 Milhões, feitos exclusivamente com recursos próprios. A Gcomex Offshore Logístics gerará cerca de 300 empregos diretos e indiretos e orgulha-se de implantar já no início de sua operação o programa “Base Ecoeficiente”, que objetiva não somente criar uma operação dentro das normas exigidas pela lei, mas transcender a este limite, incentivando funcionários e a todos que passem pelas instalações da base a aplicar ações simples de respeito ao meio ambiente e ao ser humano de forma geral.

 
 
“Queremos ir alem do que é exigido, queremos fazer a nossa parte, assumindo responsabilidades. Queremos ser multiplicadores, uma ferramenta de divulgação da importância de termos uma sociedade mais sustentável.” Diz Daniel Dias, Gerente de QHSE da empresa e responsável pelo programa.

 
 
A Gcomex Offshore Logístics esta na fase final de edificação e licenciamento marcando para maio próximo, o início de suas operações.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
13/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
12/11/25
Evento
ANP participa de conferência de Geofísica Sustentável, d...
12/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.