Logística

Gcomex lança centro de excelência logística offshore no Porto do Rio de Janeiro

Será realizado nesta terça-feira (27), o lançamento ao mercado de petróleo e gás, do Centro de Excelência Logística Offshore, Gcomex Offshore Logístics, uma base de apoio que operará na região portuária do Rio de Janeiro.

Redação
27/04/2010 16:22
Visualizações: 564 (0) (0) (0) (0)

Será realizado nesta terça-feira (27), o lançamento ao mercado de petróleo e gás, do Centro de Excelência Logística Offshore, Gcomex Offshore Logístics, uma base de apoio que operará na região portuária do Rio de Janeiro. O lançamento, que acontece no Restaurante Mr. Lam, no Rio de Janeiro, contará com a presença de personalidades do mercado de óleo e gás, Governo do Estado e Município e Cia. Docas.

 

 

Segundo Eduardo Paes Leme, CEO do Grupo Gcomex, o empreendimento será uma importante solução logística no abastecimento das operações de exploração, desenvolvimento e produção para as Bacias de Campos e Santos. Em uma área de aproximadamente 20.000 M2, contígua ao Porto, a Gcomex será capaz de receber, armazenar, controlar, preservar e movimentar materiais destinados a operação offshore, dentro do mais alto padrão de excelência em QHSE exigido pelo mercado.

 

 

A operação das embarcações será feita a partir do Porto do Rio de Janeiro, que dispõe de mais de 3.000 metros de cais, hoje, pouco utilizado na importação e exportação de carga geral. “É um absurdo que uma estrutura como o Porto do Rio de Janeiro ainda não tenha sido transformada em um dos principais centros logísticos offshore deste país. Dedicamos um ano de intenso estudo e construímos um modelo que consideramos adequado para operar no ambiente do porto organizado”; afirma Paes Leme.

 

 

Eduardo Paes Leme também destaca a importância do empreendimento para o Estado do Rio de Janeiro, que ganha mais uma estrutura voltada a projetos de exploração e produção de petróleo e gás. Também destaca que a Gcomex Offshore Logístics contribuirá com o programa de revitalização da região portuária, gerido pelo Município. “Contamos com todo o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, na pessoa do Secretário Julio Bueno e da Sub-Secretária Renata Cavalcante, nos orientando e incentivando a todo o momento. Sabemos também o quanto este empreendimento será importante para o Programa de Revitalização do Caju e da Região Portuária. Ficamos felizes em poder participar de uma ação da Prefeitura que trará melhoras significativas a cidade e ao cidadão”, declara.      

 

 

 

O empreendimento envolveu um investimento na ordem de R$ 5 Milhões, feitos exclusivamente com recursos próprios. A Gcomex Offshore Logístics gerará cerca de 300 empregos diretos e indiretos e orgulha-se de implantar já no início de sua operação o programa “Base Ecoeficiente”, que objetiva não somente criar uma operação dentro das normas exigidas pela lei, mas transcender a este limite, incentivando funcionários e a todos que passem pelas instalações da base a aplicar ações simples de respeito ao meio ambiente e ao ser humano de forma geral. “Queremos ir alem do que é exigido, queremos fazer a nossa parte, assumindo responsabilidades. Queremos ser multiplicadores, uma ferramenta de divulgação da importância de termos uma sociedade mais sustentável.” Diz Daniel Dias, Gerente de QHSE da empresa e responsável pelo programa.

 

 

A Gcomex Offshore Logístics esta na fase final de edificação e licenciamento marcando para maio próximo, o início de suas operações.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 5 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.