Meio ambiente

GE contribui com a sustentabilidade ambiental do Brasil com tecnologia de Grid Transformer

O transformador de potência da GE será instalado no parque eólico Campo Largo II da ENGIE, na Bahia.

Redação/Assessoria
07/11/2019 15:58
Visualizações: 1361

O negócio de Grid Solutions da GE Renewable Energy (NYSE: GE) assinou um acordo com a maior empresa privada brasileira de geração de energia e serviços ENGIE Brasil com intuito de expansão da subestação para atender os parques eólicos que fazem parte de Campo Largo II. Para apoiar a sustentabilidade ambiental do Conjunto Campo Largo, localizado em Sento Sé, no norte da Bahia, a GE entregará dois transformadores de potência de 200.000 kVA e 230 kV que usam óleo vegetal como meio isolante e refrigerante no lugar de óleo mineral.

Considerado um dos maiores equipamentos desse tipo na América do Sul, essa tecnologia de transformador fornecida pela GE proporciona uma operação mais ecológica através do uso de óleo vegetal não tóxico e 99% biodegradável. Outro benefício importante do óleo vegetal é que ele não é inflamável, reduzindo o risco de incêndio e a necessidade associada de medidas preventivas.

“A GE oferece um verdadeiro diferenciador de até 500 kV com este tipo de solução de rede inovadora para projetos de transmissão e geração. Além disso, reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e segurança ambiental para apoiar iniciativas em andamento no Brasil. Essa tecnologia poderia substituir amplamente o óleo mineral de origem fóssil, além de ajudar a promover outras áreas da economia, como a agricultura ”, disse Cesar Picazio, Diretor Comercial de Transformadores da GE para o negócio de GE Grid Solutions na América Latina.

Além da entrega de transformadores e equipamentos de alta tensão - como disjuntores, interruptores, transformadores de medição e seccionadores - o contrato com a Engie também atribui à GE a responsabilidade pela engenharia, montagem eletromecânica, obras civis, fornecimento de materiais, automação e todo o comissionamento da subestação.

“Estamos satisfeitos com nossa decisão de contratar os equipamentos para este projeto junto à GE. Isso reforça nossa confiança na capacidade da GE em performar em projetos como o de Campo Largo, que geram energia limpa e confiável para o SIN. Além desses aspectos, o fato do transformador oferecido utilizar óleo vegetal contribui para a sustentabilidade do projeto e está em linha com as tendências de contratação da ENGIE junto a seus fornecedores ”, disse Eduardo Sattamini, diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia.

O Parque Eólico Campo Largo II é a segunda etapa do projeto Campo Largo da ENGIE. A segunda fase corresponde a 361,2 MW de capacidade instalada, divididos entre 86 aerogeradores de 4,2 MW distribuídos em 11 parques eólicos. A primeira fase do projeto, Campo Largo I, possui 326,7 MW de capacidade instalada, divididos entre 121 aerogeradores de 2,7 MW distribuídos em 11 parques eólicos.

Sobre a GE Renewable Energy - A GE Renewable Energy é um negócio de U$ 15 bilhões que combina um dos mais abrangentes portfólios de indústria de energia renovável e disponibiliza soluções de ponta a ponta para seus clientes que exigem energia verde confiável e acessível. Combinando soluções de energia eólica onshore e offshore, lâminas, hidroelétricas, armazenamento, energia solar e rede, soluções de grid, além de oferecer serviços digitais e híbridos renováveis, a GE Renewable Energy instalou mais de 400 GW de energia renovável limpa e equipou mais de 90% de utilitários em todo o mundo com suas soluções de grid. Com quase 40.000 funcionários presentes em mais de 80 países, a GE Renewable Energy cria valor para os clientes que buscam potencializar o mundo com elétrons verdes acessíveis, confiáveis e sustentáveis.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy debate segurança energética e inovação no s...
16/03/26
Macaé Energy
Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé...
16/03/26
Combustíveis
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Petrobras
O diesel está mais caro
16/03/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Concessão (OPC): aprovada a indicaç...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23