Termelétrica

GE inicia testes da turbina a gás na usina termelétrica Porto de Sergipe I

Redação/Assessoria
09/12/2019 13:48
Visualizações: 2833

A primeira turbina movida a gás natural da Usina Termelétrica Porto do Sergipe I, projeto da Centrais Elétricas de Sergipe (CELSE) no município sergipano de Barra dos Coqueiros, entrou em operação nesta sexta-feira (06/12), em fase de teste. Conhecido como first fire, o primeiro acionamento da turbina 7HA da GE foi autorizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e marca, com sucesso, um importante marco do projeto.

A GE também construiu uma robusta linha de transmissão em 500 KV, com 34 km de extensão e 80 torres, que levará a energia gerada na usina até a Subestação Jardim, na cidade de Nossa Senhora do Socorro. Recentemente, o time da GE finalizou a energização dos transformadores das turbinas da planta, atividade que permitiu a conexão da usina à rede elétrica nacional pelo sistema de transmissão, possibilitando a realização dos testes em alta potência.

"As turbinas a gás da usina sergipana foram as primeiras desse modelo a serem entregues e instaladas no Brasil e são bastante eficientes e dentre as mais modernas do mercado. Com a primeira partida da turbina, durante os minutos iniciais há emissão de vapor pela chaminé da unidade, em função da umidade existente na caldeira de recuperação de calor. Isso porque, no acionamento da turbina, a caldeira é submetida a alta temperatura que acarreta em uma rápida secagem do equipamento e, consequentemente, emissão de vapor, composto basicamente de água acumulada na caldeira durante a sua montagem”, explica o diretor do projeto da GE, Luciano Silva.

Os testes, como o acionamento realizado na sexta-feira, serão feitos em todas as três turbinas 7HA da usina. Vale ressaltar que o Operador Nacional do Sistema (ONS) está acompanhando todos os procedimentos e determinando o início de cada um deles.

Após o início da operação comercial esperada em 2020, a UTE Porto do Sergipe I terá capacidade instalada de 1,5 GW e vai transformar Sergipe no segundo maior estado gerador de energia do Nordeste, podendo atender até 15% do consumo de energia de toda a região.

Turbina 7HA

As turbinas a gás da classe 7HA são potencialmente as mais eficientes do mundo, segundo o Livro dos Recordes (Guinness) e a GE investiu quase US$ 2 bilhões no desenvolvimento dessa tecnologia. Além disso, as turbinas 7HA podem consumir menos combustível e proporcionar níveis de emissão 90% menores do que as usinas que operam a óleo diesel. Outra vantagem das turbinas 7HA é a possibilidade de atingirem sua capacidade de geração total em poucos minutos, oferecendo maior flexibilidade e confiabilidade para a rede elétrica brasileira nacional.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.