Termelétrica

GE inova e eleva ainda mais eficiência para usinas termoelétricas de ciclo combinado

Redação/Assessoria
05/12/2017 18:51
Visualizações: 1663 (0) (0) (0) (0)

A GE Power anunciou que sua maior e mais eficiente turbina a gás, modelo 9HA.02, está agora disponível para gerar mais de 64% de eficiência em usinas termoelétricas de ciclo combinado, taxas maiores do que qualquer outra tecnologia disponível no mercado. Este marco se tornou realidade em grande parte devido aos avanços da GE com manufatura aditiva e combustíveis, apenas 18 meses depois da GE estabelecer o recorde mundial com a tecnologia HA na alimentação da usina de ciclo combinado mais eficiente do mundo, com 62,22%.

"A HA é a nossa tecnologia de turbina a gás mais avançada e nunca paramos de pressionar os limites do que podemos fazer, com inovações constantes", disse Joe Mastrangelo, CEO da GE Gas Power Systems. "Com a capacidade de fornecer eficiência de 64%, a GE orgulha-se de quebrar mais uma barreira para a indústria de energia e oferecer aos clientes a tecnologia de gás mais eficiente do mundo ".

De acordo com as estimativas da GE Power, um ponto percentual adicional em eficiência com turbinas a gás pode se traduzir em milhões de dólares com economia de combustível para clientes no mundo todo. Os investimentos de longo prazo da GE em manufatura aditiva desempenham um papel importante nas últimas atualizações de eficiência da turbina a gás HA. Os engenheiros da GE desenvolveram componentes para o sistema de combustão da 9HA, usando a impressão 3D em metal para desbloquear novas geometrias para uma melhor pré-mistura de combustível e ar, resultado em maior eficiência. O novo sistema de combustão já foi testado com sucesso em full-load e full-speed no centro de testes da GE em Greenville, Carolina do Sul (EUA).

Como resposta a esses avanços inovadores, a 9HA.02 pode agora ser cotada em eficiência líquida de 64% em condições especificadas, com produção total de 826 megawatts na configuração de ciclo combinado 1x1. Os clientes podem solicitar usinas de ciclo combinado baseadas em HA citadas em mais de 64% para 2018, em comparação com o limite cotado anterior de 63,7% de eficiência para pedidos de 2017. Além disso, a GE Power continua com sua estratégia para alcançar uma eficiência de 65% no início da próxima década, ampliando o legado da HA como a tecnologia mais avançada do mundo.

A HA é uma tecnologia com mais de 70 pedidos até o momento e está sendo implantado por clientes em todo o mundo, incluindo países da América Latina. Neste momento, o Brasil constrói a primeira usina com o equipamento, localizada em Sergipe. Desde de que a primeira unidade HA entrou em operação, em junho de 2016, mais 17 unidades começaram a operar, ultrapassando mais de 50 mil horas em operação. Entre os seus benefícios, a HA é um excelente complemento flexível para fontes renováveis intermitentes, capaz de aumentar ou diminuir a 65 MW/minuto enquanto ainda cumpre os requisitos de emissões para ajudar a equilibrar a instabilidade da rede.

Sobre a GE Power:

A GE Power é líder mundial em fornecimento de tecnologia, soluções e serviços para toda a cadeia de energia, da geração ao consumo. Estamos transformando o setor elétrico, unindo todos os recursos e alcance da primeira companhia Digital Industrial do mundo. Nossos clientes operam em mais de 150 países, e, juntos, levamos energia para mais de um terço da população mundial, iluminando cidades, estimulando economias e conectando o mundo. Para mais informações, visite http://www.gepower.com/.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Construtora Elevação leva inovação, eficiência e sustent...
08/09/25
ANP
A\Sense vence desafio tecnológico da ANP com projeto de ...
08/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa hoje, 09/09
08/09/25
São Paulo
FIEE 2025 tem início nesta terça-feira, dia 9, com 600 m...
08/09/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado registram alta na primeira sem...
08/09/25
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23