Energia elétrica

Geração de energia será suficiente para atender 2016

Portal Brasil/MME
14/01/2016 11:52
Geração de energia será suficiente para atender 2016 Imagem: Cortesia Eletrobrás Visualizações: 855

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), informou nesta quarta-feira (13) que o suprimento energético deverá ser suficiente para atender a demanda estimada em 64.573 megawatts (MW) médios em 2016. “Há sobra estrutural de 9.359 MW médios para atender a carga prevista”, diz nota técnica.

O comitê realizou hoje o primeiro encontro do ano, no qual avaliou que o regime de chuvas verificado desde o final de 2015 para o Sul ficou em 294% da média para dezembro. No Sudeste as chuvas ficaram em 99% da média no mês passado. Pode-se dizer, com isso, que o risco ‘apagão’ é zero nas duas regiões que mais demandam energia no País.

O CMSE informou que o risco de déficit de energia para 2016 é próximo de zero para as outras regiões, mesmo com as chuvas de dezembro no Norte (29%) e no Nordeste (28%) tendo ficado abaixo da média histórica. Isto porque, no ano passado, entrou em operação um adicional de 6.428 MW no Sistema Interligado Nacional (SIN), superando a previsão inicial de 6.410 MW.

A sobra prevista de 9.359 MW médios será alcançada, de acordo com o CMSE, a partir da entrada em operação de novas usinas de geração de energia ao longo deste ano. Por isso, o risco energético é inferior a 5% e considera basicamente eventuais problemas “inerentes ao sistema”. A previsão é semelhante a de 2015, que iniciou janeiro com risco de 4,9% para o ano.

O comitê manteve a decisão de agosto do ano passado, quando determinou o desligamento de usinas térmicas com custo de geração superior a R$ 600 por MWh. As demais usinas devem ser mantidas em operação até o fim do período chuvoso, enquanto o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) monitora quanto de geração térmica será necessário para garantir o abastecimento de energia no País.

Isso significa que novas usinas movidas a gás e diesel poderão ser desligadas, em caso de sobra na geração. Como essas térmicas operam com custo mais alto do que as hidrelétricas, o desligamento delas pode tornar a conta de luz mais barata.

A decisão, contudo, será tomada pelo ONS considerando a distribuição da energia armazenada, ou seja, será necessário avaliar se é possível fazer o deslocamento do suprimento entre regiões onde houver menor geração em função da seca. “Mesmo com o sistema em equilíbrio estrutural, ações conjunturais específicas podem ser necessárias”, indica a nota.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
Biometano
MAT bate recorde de instalações de sistemas de compressã...
23/02/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
23/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.