Gazeta Mercantil
A Gerdau Ameristeel, unidade dos Estados Unidos da siderúrgica brasileira Gerdau, reduziu a produção em “grande escala” devido a uma queda na demanda, informou ontem o diretor de operações, Terry Sutter.
“A única coisa que os clientes estão fazendo no momento é preencher buracos significativos em seus estoques”, disse Sutter aos investidores em uma conferência em Nova York. “Estamos freando as operações em grande escala no quarto trimestre porque prefiro adicionar capacidade de volta em 2009 do que continuar a reduzi-la.”
As ações de siderúrgicas como Gerdau Ameristeel, Nucor e U.S. Steel, a maior siderúrgica nos EUA em vendas, recuaram este ano à medida que a crise global de crédito reduz a demanda para os segmentos de prédios, automóveis e produtos eletrônicos.
A U.S. Steel anunciou na terça-feira que iria reduzir a produção em três instalações. A companhia disse em 13 de novembro que iria demitir 677 funcionários na América do Norte em meio à “queda dramática” na economia.
“Falar sobre a utilização de capacidade no quarto trimestre , quando se olha para o ritmo das pessoas à margem, é quase falar de um número irrisório”, disse Sutter em uma apresentação que foi divulgada pelo site da companhia na internet.
A produção de aço bruto nos EUA recuou 11% na semana passada para 1,197 milhões de toneladas frente a 1,348 milhões de toneladas na semana anterior, anunciou o American Iron and Steel Institute em 1° de dezembro. Em comparação com o ano anterior, a produção diminuiu 43%.
As vendas de sucata de aço, utilizada como matéria-prima para as chamadas mini-usinas operadas pela Gerdau Ameristeel e Nucor, quase pararam à medida que os produtores reteram os fornecimentos diante das expectativas de que os preços tivessem atingido o fundo do poço, disse Sutter. A Nucor é a maior empresa de reciclagem de aço nos EUA, seguida pela Gerdau Ameristeel.
As ações da Gerdau Ameristeel recuaram US$ 0,08 ou 2% para US$ 3,99 na Bolsa de Nova York. Os papéis registraram uma queda de 72% este ano.
Fale Conosco