O&G TechWeek 2019

Gil Giardelli mostra sua visão de futuro para o setor de petróleo e gás

Para especialista, que abriu segundo dia da O&G TechWeek, indústria precisa buscar eficiência na inovação e não apenas de eficiência operacional ou financeira

Redação/Assessoria IBP
28/08/2019 13:00
Gil Giardelli mostra sua visão de futuro para o setor de petróleo e gás Imagem: Divulgação Visualizações: 540

O professor Gil Giardelli (foto), um dos mais destacados futuristas brasileiros, abriu o segundo dia da O&G Techweek 2019 decretando o fim da 4ª revolução industrial. Para ele, o atual momento deve ser chamado de Economia da Transformação Digital e é caracterizado pela ascensão da economia intangível, do "capitalismo sem capital". A esse novo período, chamou de Tempo Pós Normal.

Com a apresentação de tecnologias e exemplos presentes no nosso dia a dia, o especialista em inovação destacou estradas que produzem energia pelo rolamento de veículo, avatares e robôs que substituem humanos, além de comidas produzidas por impressoras 3D. Também ressaltou que a transformação digital ocorre em cinco frentes interconectadas: nanotecnologia, biotecnologia, neurotecnologia, tecnologia verde e tecnologia digital.

A proposta de Giardelli para o setor foi de busca da eficiência na inovação e não apenas de eficiência operacional ou financeira, como ainda ocorre hoje. Para isso, destacou aspectos humanos. "Não podemos mais dividir as pessoas em ciências humanas, exatas e biológicas", disse, pedindo maior parceria entre a academia e a iniciativa privada.

Giardelli citou a recomendação da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) para que empatia e humanidade sejam tão valorizados quanto conhecimentos de lógica e matemática. "Todos os países que se tornaram inovadores viveram um problema que o Brasil está passando que é o colapso da ética", afirmou, frisando a crescente intolerância da sociedade mesmo com pequenas corrupções do dia a dia.

Após a visão de futuro, a manhã desta terça-feira foi marcada por painéis bastante práticos. Representantes da Chevron, Google, Intel e da empresa de software de simulação ESSS discutiram a cooperação entre empresas de óleo e gás e de tecnologia no desenvolvimento de inovações.

"Nosso setor tem um desafio muito grande porque tem a verba (para P&DI). É só identificar onde alocar. O desafio é definir onde se quer chegar com o uso de dados", disse Vinicius Girardi, gerente de desenvolvimento em O&G da ESSS.

Para Cássio Brandão, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Google, o maior desafio do setor de petróleo é ter cultura de dados. "É preciso olhar para os sinais que estão sendo emitidos o tempo inteiro e as empresas não estão percebendo", disse.

No último painel da manhã, representantes das empresas Modec, Schlumberger, Subsea7 e Equinor discutiram os desafios da cadeia de suprimentos na transformação digital. O vice-presidente da Modec, Soichi Ide, comparou a percepção sobre as empresas de tecnologia e de O&G e alertou para o risco de "distração" com cases isolados, enquanto o setor deixa passar oportunidades de transformação efetiva.

Para o vice-presidente da Subsea 7 no Brasil, Marcelo Xavier, o maior desafio é encontrar uma forma de transformar a cultura das empresas para viabilizar as inovações. "Precisamos mostrar que usamos tecnologia realmente para resolver problemas", completou.

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20