Sergipe

Governo de Sergipe e Petrobras fortalecem parcerias e discutem investimentos estratégicos no setor de petróleo e gás

A retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), localizada em Laranjeiras, também foi pauta da reunião

Redação TN Petróleo/Ascom Sedetec
28/07/2025 13:15
Governo de Sergipe e Petrobras fortalecem parcerias e discutem investimentos estratégicos no setor de petróleo e gás Imagem: Divulgação Ascom Sedetec Visualizações: 702 (0) (0) (0) (0)

O governador Fábio Mitidieri recebeu, nesta sexta-feira, 25, a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia dos Anjos, para uma reunião estratégica sobre os projetos em andamento no setor de óleo e gás em Sergipe. Durante o encontro, foram debatidos os avanços do Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), que prevê investimentos robustos na exploração de petróleo e gás em águas ultraprofundas. 

Fábio destacou que a licitação das duas plataformas FPSO (unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência), prevista para 30 de setembro, será um marco transformador para a economia sergipana. “Estamos falando de até 18 milhões de metros cúbicos de gás e 240 mil barris de petróleo por dia. Isso muda o patamar de Sergipe e atrai novos investimentos, gerando mais emprego, renda e oportunidades para nossa gente”, afirmou.

A diretora Sylvia dos Anjos reforçou o potencial do projeto, destacando que o adiamento da licitação por 45 dias foi um pedido do mercado, diante da grande concorrência e interesse de empresas globais. “Estamos confiantes de que a contratação será bem sucedida e, com isso, poderemos iniciar a fase de implantação com cronograma definido”, explicou.

Pleitos prioritários e retomada da Fafen

A retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), localizada em Laranjeiras, também foi pauta da reunião. A unidade é considerada estratégica tanto para o desenvolvimento regional quanto para o fortalecimento do setor agroindustrial do país por meio da produção de fertilizantes.

Outro pleito reforçado pelo Governo de Sergipe foi a inclusão do estado nas próximas etapas do programa Autonomia e Renda, da Petrobras, voltado à qualificação profissional e inclusão produtiva. O governador salientou a importância de ampliar as oportunidades para a população sergipana, especialmente nas regiões mais impactadas pelos projetos da estatal.

Descomissionamento e nova fase da indústria naval

A Petrobras detalhou os investimentos em curso no descomissionamento de plataformas na Bacia de Sergipe-Alagoas, que é, hoje, a segunda maior do país em volume de operações desse tipo, atrás, apenas, da Bacia de Campos. Estão previstas ações em 26 plataformas até 2029, com aporte estimado de US$ 1,7 bilhão.

Para apoiar essas atividades, chegaram recentemente ao estado a plataforma Jack Up Arabia 1 e o navio Norwind Gale, que deverão dobrar o número de trabalhadores embarcados até o fim do ano.

Ao final do encontro, o governador Fábio Mitidieri agradeceu a presença da diretora Sylvia dos Anjos e reforçou o papel de Sergipe como protagonista no novo ciclo energético nacional e a importância do estado na história da Petrobras. “Estamos prontos para liderar esse momento histórico para o Brasil e para o Nordeste. Energia é desenvolvimento, e Sergipe está no centro dessa transformação”, concluiu.

Participaram, também, da reunião o senador Alessandro Vieira e secretários estaduais envolvidos nas agendas de desenvolvimento econômico e energético.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23