Capacitação

Governo de Sergipe promove capacitação em petróleo e gás para servidores do Estado

Iniciativa visa fornecer suporte nas decisões estratégicas necessárias diante do novo cenário em que Sergipe se encontra.

Redação TN Petróleo/Assessoria Sedetec
25/10/2024 10:06
Governo de Sergipe promove capacitação em petróleo e gás para servidores do Estado Imagem: Divulgação Sedetec Visualizações: 2227

Sergipe se destaca no cenário nacional pela sua significativa produção de petróleo e gás natural. Diante desse contexto, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), inicia um projeto, em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Escola de Governo, intitulado ‘Trilha de Formação de Petróleo e Gás’. A capacitação visa qualificar servidores públicos que atuarão nesse mercado em expansão.

O primeiro módulo do curso ocorrerá nos dias 6, 7, 8, 13 e 14 de novembro, com uma carga horária de 40 horas. O tema abordado será ‘Introdução aos processos e tecnologias na cadeia de petróleo e gás’, e as aulas acontecerão na Universidade Tiradentes (Unit). Os módulos seguintes terão continuidade a partir de 2025, com os temas: ‘Gás natural: dos fundamentos à prática’; ‘Riscos e segurança nas atividades de petróleo e gás’; ‘Mercado do gás natural’; ‘Tributação nos negócios do setor de gás natural; e por fim, ‘English For Oil & Gas’.

Serão ofertadas 50 vagas destinadas a 17 órgãos da administração estadual que possuem relação com a temática em questão. Os funcionários do Estado terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em um dos setores mais relevantes da economia sergipana. “Com a capacitação dos servidores, o Governo de Sergipe visa não apenas fortalecer a atuação pública no setor, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico do estado”, pontuou o titular da Sedetec, Valmor Barbosa.

Contextualização
As novas descobertas e a continuidade da exploração de petróleo e gás natural nos campos terrestres são um vetor de desenvolvimento com potencial estruturador da economia sergipana para as próximas décadas. As reservas também são um importante fator de atração para empreendimentos com consumo intensivo de gás, a exemplo de termoelétricas, indústrias de fertilizantes, vidros, cerâmica e petroquímica.

Considerando esse cenário, a Sedetec desenvolveu um estudo de demanda para a proposição do curso. A iniciativa da pasta se seguiu a uma negociação com a Sead e posterior convite à Unit para condução das aulas. O esqueleto conceitual do curso, com a divisão de módulos e temas, foi desenvolvido pela Sedetec. A capacitação faz parte do conjunto de metas e ações da secretaria no âmbito do Planejamento Estratégico do Governo de Sergipe.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23