Capacitação

Governo de Sergipe promove capacitação em petróleo e gás para servidores do Estado

Iniciativa visa fornecer suporte nas decisões estratégicas necessárias diante do novo cenário em que Sergipe se encontra.

Redação TN Petróleo/Assessoria Sedetec
25/10/2024 10:06
Governo de Sergipe promove capacitação em petróleo e gás para servidores do Estado Imagem: Divulgação Sedetec Visualizações: 2299

Sergipe se destaca no cenário nacional pela sua significativa produção de petróleo e gás natural. Diante desse contexto, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), inicia um projeto, em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Escola de Governo, intitulado ‘Trilha de Formação de Petróleo e Gás’. A capacitação visa qualificar servidores públicos que atuarão nesse mercado em expansão.

O primeiro módulo do curso ocorrerá nos dias 6, 7, 8, 13 e 14 de novembro, com uma carga horária de 40 horas. O tema abordado será ‘Introdução aos processos e tecnologias na cadeia de petróleo e gás’, e as aulas acontecerão na Universidade Tiradentes (Unit). Os módulos seguintes terão continuidade a partir de 2025, com os temas: ‘Gás natural: dos fundamentos à prática’; ‘Riscos e segurança nas atividades de petróleo e gás’; ‘Mercado do gás natural’; ‘Tributação nos negócios do setor de gás natural; e por fim, ‘English For Oil & Gas’.

Serão ofertadas 50 vagas destinadas a 17 órgãos da administração estadual que possuem relação com a temática em questão. Os funcionários do Estado terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em um dos setores mais relevantes da economia sergipana. “Com a capacitação dos servidores, o Governo de Sergipe visa não apenas fortalecer a atuação pública no setor, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico do estado”, pontuou o titular da Sedetec, Valmor Barbosa.

Contextualização
As novas descobertas e a continuidade da exploração de petróleo e gás natural nos campos terrestres são um vetor de desenvolvimento com potencial estruturador da economia sergipana para as próximas décadas. As reservas também são um importante fator de atração para empreendimentos com consumo intensivo de gás, a exemplo de termoelétricas, indústrias de fertilizantes, vidros, cerâmica e petroquímica.

Considerando esse cenário, a Sedetec desenvolveu um estudo de demanda para a proposição do curso. A iniciativa da pasta se seguiu a uma negociação com a Sead e posterior convite à Unit para condução das aulas. O esqueleto conceitual do curso, com a divisão de módulos e temas, foi desenvolvido pela Sedetec. A capacitação faz parte do conjunto de metas e ações da secretaria no âmbito do Planejamento Estratégico do Governo de Sergipe.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.