Iniciativa visa fornecer suporte nas decisões estratégicas necessárias diante do novo cenário em que Sergipe se encontra.
Redação TN Petróleo/Assessoria SedetecSergipe se destaca no cenário nacional pela sua significativa produção de petróleo e gás natural. Diante desse contexto, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), inicia um projeto, em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Escola de Governo, intitulado ‘Trilha de Formação de Petróleo e Gás’. A capacitação visa qualificar servidores públicos que atuarão nesse mercado em expansão.
O primeiro módulo do curso ocorrerá nos dias 6, 7, 8, 13 e 14 de novembro, com uma carga horária de 40 horas. O tema abordado será ‘Introdução aos processos e tecnologias na cadeia de petróleo e gás’, e as aulas acontecerão na Universidade Tiradentes (Unit). Os módulos seguintes terão continuidade a partir de 2025, com os temas: ‘Gás natural: dos fundamentos à prática’; ‘Riscos e segurança nas atividades de petróleo e gás’; ‘Mercado do gás natural’; ‘Tributação nos negócios do setor de gás natural; e por fim, ‘English For Oil & Gas’.
Serão ofertadas 50 vagas destinadas a 17 órgãos da administração estadual que possuem relação com a temática em questão. Os funcionários do Estado terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em um dos setores mais relevantes da economia sergipana. “Com a capacitação dos servidores, o Governo de Sergipe visa não apenas fortalecer a atuação pública no setor, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico do estado”, pontuou o titular da Sedetec, Valmor Barbosa.
Contextualização
As novas descobertas e a continuidade da exploração de petróleo e gás natural nos campos terrestres são um vetor de desenvolvimento com potencial estruturador da economia sergipana para as próximas décadas. As reservas também são um importante fator de atração para empreendimentos com consumo intensivo de gás, a exemplo de termoelétricas, indústrias de fertilizantes, vidros, cerâmica e petroquímica.
Considerando esse cenário, a Sedetec desenvolveu um estudo de demanda para a proposição do curso. A iniciativa da pasta se seguiu a uma negociação com a Sead e posterior convite à Unit para condução das aulas. O esqueleto conceitual do curso, com a divisão de módulos e temas, foi desenvolvido pela Sedetec. A capacitação faz parte do conjunto de metas e ações da secretaria no âmbito do Planejamento Estratégico do Governo de Sergipe.
Fale Conosco
20