Coronavírus

Governo do Estado do Rio de Janeiro vai elaborar proposta de reforma da legislação estadual do setor de petróleo e gás

Redação/Assessoria
01/04/2020 10:29
Governo do Estado do Rio de Janeiro vai elaborar proposta de reforma da legislação estadual do setor de petróleo e gás Imagem: Cortesia Ocyan Visualizações: 1233

O Governo do Estado do Rio de Janeiro criou uma Comissão de Petróleo, Gás e Biocombustível, que funcionará no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de elaborar uma proposta de reforma para modernizar a legislação estadual do setor, que representa a sua maior aptidão natural dentro da Federação e maior parcela da arrecadação do Estado. Os membros da comissão não serão remunerados pelo seu trabalho.

"É um trabalho voluntário em prol do estado. Precisamos gerar oportunidades de investimentos que beneficiem a população fluminense com emprego e renda, sobretudo no cenário de recessão global que temos à frente ", explica o governador Wilson Witzel.

O grupo será integrado por representantes do governo estadual e por membros convidados (representantes da indústria, autarquias e técnicos do segmento) tendo como objetivo melhorar a política pública voltada ao setor, mediante a elaboração de estudos, pareceres e propostas visando a modernização, simplificação e desburocratização das regras atuais no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

"A proposta de legislação considerará as recentes mudanças do cenário internacional de petróleo e gás, marcado por acentuada volatilidade e redução no preço do barril de petróleo, bem como buscará o desenvolvimento de um ambiente de negócios que evite a redução de investimentos por parte do segmento, o que se acentua com a crise desencadeada pela pandemia do coronavirus (COVID-19)", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão.

A necessidade e o desejo do Governo do Estado do Rio de Janeiro de modernizar a legislação do setor é antiga como parte de uma política pública a prestigiar a principal cadeia econômica do Estado do Rio de Janeiro.

O documento deverá abranger propostas regulatórias, fiscais e ambientais para todas as atividades do setor, da exploração e desenvolvimento do petróleo e gás natural, às linhas de negócios relacionadas à importação e exportação, transporte, distribuição e comercialização dos combustíveis derivados do petróleo e do gás natural – inclusive para fins de geração de energia –, além de fomentar a cadeia dos biocombustíveis.

"Com o desencadeamento da crise pelo Covid-19, se acentuou a necessidade da revisão da legislação do setor de forma a melhorar o ambiente de negócios, a segurança jurídica, e assim superar entraves burocráticos, de modo a minimizar os impactos negativos do cenário de recessão global que temos à frente", avalia o secretário.

A Comissão terá o prazo de 24 meses para elaborar a proposta e deverá elaborar seu regimento interno e nomear seus representantes nos próximos 30 dias.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23