São Paulo

Governo do estado quer constituir núcleo de trabalho com a Petrobras

O secretário de Energia, José Aníbal, apresentou ao presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, as propostas do Programa Paulista de Petróleo e Gás Natural (PPPGN), que objetiva benefícios econômicos e sociais, controle de impactos, além de desenvolver e consolidar a inteligência nos negóc

Redação
28/11/2011 17:35
Visualizações: 842 (0) (0) (0) (0)
O secretário de Energia, José Aníbal, apresentou ao presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, as propostas do Programa Paulista de Petróleo e Gás Natural (PPPGN), que tem por objetivo internalizar os benefícios econômicos e sociais, minimizar e controlar os impactos ambientais e sociais, além de desenvolver e consolidar a inteligência nos negócios do petróleo e gás natural em São Paulo. O encontro aconteceu na última sexta-feira (25), realizado com o governador Geraldo Alckmin e outros executivos.

“Nós queremos melhorar ainda mais nossa relação com a Petrobras e ampliar as possibilidades que decorrem da exploração do petróleo e gás na bacia de Santos”. O secretário evidenciou os pontos fortes do estado como logística, parque industrial e qualificação de pessoal. “As melhores oportunidades para nós são: dar mais unicidade na negociação entre São Paulo e Petrobras para ser mais produtiva e desenvolver todo know how que São Paulo já tem hoje. O Investe São Paulo e a própria Secretaria de Energia são agentes do governo qualificados para operar nessa direção”.
 
O secretário abordou ainda o propósito de antecipar e priorizar o estabelecimento da base de apoio logístico offshore em Santos e Guarujá. “Queremos que aquilo que vem sendo feito por outras regiões do Brasil seja cada vez mais concentrado em São Paulo. Temos na retaguarda de Santos uma região fortemente desenvolvida que é o ABC e que carece de novos investimentos. Por isso gostaríamos que a base fosse se consolidando em Santos e Guarujá”.

O governador Geraldo Alckmin abordou a importância da instalação em São Paulo de um Cenpes (Centro de Pesquisa da Petrobras) complementar ao do Rio de Janeiro.

“O Cenpes é importantíssimo e eu vejo todas as condições para que isso ocorra. Nós temos o IPT que é o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, instituição secular e grande parceiro da Petrobras nos estudos e ensaios em águas profundas. Temos as universidades, a Unesp e agora a USP com a Poli na Baixada Santista".

O governador falou ainda da posição de São Paulo com relação aos royalties. “A nossa posição é quanto ao projeto original, que nós temos hoje. São Paulo perde com o texto aprovado pelo senado federal. Mas esse é um tema do parlamento, o importante aqui foi a discussão em relação aos grandes investimentos da Petrobras ao longo do próximo quatriênio aqui do estado de São Paulo”.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, falou em sua apresentação sobre os futuros projetos no estado. “A perspectiva de crescimento vai além do pré-sal, à medida que a bacia de Santos apresenta várias oportunidades de modelo geológico distintos. No sul de São Paulo, temos nas águas rasas grandes descobertas de petróleo de alta qualidade, no norte da bacia possibilidade de modelos mais tradicionais e temos o pré-sal que é principal fonte de crescimento da Petrobras na região".
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.