Investimentos

Governo e Petrobras têm 90 dias para concluir relatório sobre RN

Tribuna do Norte
14/10/2005 00:00
Visualizações: 1284

A comissão que estuda a viabilidade de alguns projetos pleiteados pelo Governo do Estado realizou a primeira reunião na tarde desta quinta-feira (13/10), na sede da Governadoria, para planejar como serão conduzidos os estudos técnicos que resultarão no relatório conclusivo dentro de 90 dias.

O gerente geral da Unidade de Negócios da Petrobras para o Rio Grande do Norte e Ceará, Fernando Afonso Lima, é um dos quatro especialistas indicados para compor a parte da comissão que cabe à estatal. Segundo ele, a partir de agora, Governo e Petrobras irão trabalhar dentro da competência de cada um para oferecer o máximo de informações possíveis à elaboração das conclusões.

Os secretários Vagner Araújo (Planejamento e Finanças), Lina Vieira (Tributação), João Maia (Desenvolvimento Econômico) e Eugênio Cunha (Idema-RN) representaram o Governo do Estado. Na opinião de João Maia, o prazo de 90 dias é mais que suficiente para as duas partes chegarem às conclusões. “Os estudos que servirão de base já existem. Apenas vamos atualizá-los e discutir o que é viável”, disse.

João Maia voltou a defender que o Governo do Estado tem como foco não permitir a exploração das riquezas minerais sem que a Petrobras agregue qualquer valor aos produtos. A constituição de uma comissão foi algo solicitado pelo Governo do Estado ao presidente da estatal brasileira de petróleo, José Sérgio Gabrielli, na ocasião de sua visita ao Rio Grande do Norte há 18 dias.

Entre os projetos sob discussão estão a planta de PVC, a unidade de produção de gasolina automotiva e uma estação de regaseificação para que o Pólo de Guamaré possa receber uma quantidade de gás natural superior à produção do RN. “Cada equipe vai desenvolver seu trabalho, mas sempre articulada uma com a outra, até chegarmos às conclusões”, disse Fernando Lima.

O gerente geral da UN-RNCE afirma que a construção de uma unidade para produzir gasolina automotiva no Estado era algo que fazia parte dos planos da estatal há alguns anos. Depois que o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, afirmou que os planos não foram descartados, o Governo do Estado inseriu mais um projeto na lista de reivindicações.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
Evento
Brazilian Petroleum Conference (BPC 2026) começa na segu...
19/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
19/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
Biometano
Necta destaca avanço do biometano em São Paulo durante a...
19/10/26
Fiscalização
ANP e Senacon fiscalizam mercado de combustíveis para co...
16/10/26
Energia Nuclear
Relatório global aponta que apoio à energia nuclear supe...
16/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25