Evento

Governo promete favorecer etanol durante abertura do Cana Summit

Evento organizado pela ORPLANA acontece até amanhã (11), em Brasília

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/04/2024 14:54
Governo promete favorecer etanol durante abertura do Cana Summit Imagem: Divulgação Visualizações: 1692

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reafirmou na manhã desta quarta-feira, 10, que o Governo quer estimular o etanol e aumentar o teor do combustível na gasolina, elevando o percentual de 27,5% para 30%. A declaração foi feita durante a abertura do Cana Summit, evento organizado pela ORPLANA – Organização de Associações de Produtores de Cana que acontece até amanhã (11), em Brasília/DF. Além de Alckmin, a cerimônia também contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, do ex-ministro Roberto Rodrigues, além de deputados e outras autoridades do setor, reforçando a importância da produção canavieira do País. 

Reunindo produtores, associações, profissionais e lideranças da cadeia sucroenergética, o Cana Summit tem em sua programação uma agenda de discussão de pautas para o fomento do setor. Em seu discurso de abertura, o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira, ressaltou a relevância do evento que busca a inclusão e o reconhecimento da classe nas políticas públicas.

"Esse é um momento único. De olhar dedicado aos produtores. Representa muito mais que uma reunião, pois há uma intensa necessidade de inclusão. São muitos desafios enfrentados e sabemos que ao final, o Cana Summit será inspirador e transformador. Teremos novos rumos", afirmou.

Para Alckmin, as pautas são válidas e o setor, estratégico para o Brasil em razão de oferecer energia limpa e o combustível do futuro.

"Somos campeões na geração de energia limpa e hoje, 85% da nossa frota é flex. Vamos inclusive, trabalhar mais para que haja paridade de preço com a gasolina, em busca de mais competividade", prometeu.

Também se mostrando aberto às demandas do setor, o ministro da Agricultura falou da importância do associativismo e do cooperativismo a partir da união dos canavicultores e se colocou ao lado dos produtores. 
"Precisamos desmistificar algumas questões e mostrar que o Brasil está na vanguarda dos biocombustíveis. A onda agora é dos carros elétricos, mas faremos a transição para o carro movido à hidrogênio, tendo por base o etanol", disse Carlos Fávaro.
 

Outras pautas

Durante a abertura do Cana Summit, os discursos dos anfitriões e convidados apontaram que além de reconhecimento aos produtores, a proposta do evento é a conquista de anseios como a melhora na precificação da cana por parte do Consecana (Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo) e o repasse financeiro dos CBIOs (Créditos de Descarbonização), dentro do programa RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis).

As demandas inclusive também foram reforçadas pelo vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner e pelo deputado federal Arnaldo Jardim. "O Consecana está velho e precisa ser reformulado, já o repasse de CBIOs ao produtor, isso é fundamental. Precisamos avançar para formalizar essa participação", declarou o congressista.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Pré-Sal
Seatrium impulsiona P-78 à injeção do primeiro gás após ...
11/03/26
PPSA
Assinatura de contratos de Mero e Atapu consolida result...
11/03/26
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.