Evento

Grupo Stefanini marca presença no Agile Trends 2022

Multinacional participará de três palestras e estará com uma equipe no local para mostrar métricas relevantes para empresas que adotam metodologias ágeis

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/04/2022 12:47
Grupo Stefanini marca presença no Agile Trends 2022 Imagem: Divulgação Visualizações: 1264 (0) (0) (0) (0)

O modelo ágil é uma abordagem usada para construir um produto ou serviço de uma forma que dê previsibilidade dentro do processo. Assim, é possível corrigir a rota de maneira rápida, quando necessário, a fim de chegar mais próximo ao resultado desejado pelo cliente e atender as demandas com excelência. O Grupo Stefanini, que há mais de 10 anos iniciou seu processo de transformação digital para auxiliar também seus clientes nesta jornada, utiliza e acredita no poder das metodologias ágeis para solucionar problemas de negócios e agregar valor dentro da cultura Customer Centric.
Para compartilhar tendências e cases de agilidade em diferentes perfis de empresas, a multinacional brasileira participará do Agile Trends 2022, que será realizado de 11 a 14 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O Grupo Stefanini, referência em soluções digitais, estará presente em três palestras. A primeira delas será na segunda-feira, às 12h35, no palco 3, com Marcelo Ciasca (foto), CEO da Stefanini Brasil, que falará sobre “Adaptação e futuro: O sucesso de hoje é reflexo de uma longa jornada que nunca se acaba” dentro da trilha Cultura Ágil & Estratégia de Pessoas.
Segundo Ciasca, os maiores desafios de uma empresa para a transformação digital são culturais. “Não se trata de digitalizar a execução das tarefas e desenvolver ambientes virtuais. Para ser completa é fundamental que haja uma mudança de mindset de toda a equipe, criando uma cultura mais inteligente, adaptável e aberta à inovação. O futuro será das corporações ambidestras, aquelas que pensam a inovação para gerar resultados no presente e construir a empresa do futuro”, afirma o CEO da Stefanini Brasil.
A transformação digital é um caminho sem volta para empresas que queiram se manter competitivas no mercado. Realizar essa transformação requer adaptabilidade de todos os envolvidos, seja do ponto de vista tecnológico e operacional, seja na adoção das metodologias de trabalho que possam dar suporte ao cliente do início ao pós-mudança para que as organizações tenham um processo de evolução contínua. “A agilidade não é fim, mas um meio eficiente para desenvolver jornadas que tragam valor ao negócio do cliente”, destaca Renato Sozzi, diretor de Business Agility e Agile Development do Grupo Stefanini.

Fuji: um caso de sucesso
Fuji, que aportou no Brasil há mais de 60 anos, decidiu se reinventar e rever sua jornada e estratégia para dar vazão à transformação de seus negócios em parceria com a Gauge, consultoria de inteligência do Grupo Stefanini. Definido o objetivo de apoiar na busca por novas dinâmicas, além de operar e gerar valor ao propósito de negócios da multinacional japonesa, a Gauge iniciou o processo de avaliação pela área comercial e conquistou um alcance muito maior ao entender, com profundidade e precisão, todas as dimensões abrangentes para identificar oportunidades de transformação digital em cada uma delas. Todo esse processo será apresentado na segunda palestra que a multinacional brasileira fará durante o Agile Trends, no dia 12 de abril, às 14h40, na trilha de Transformação, no palco 3.
Na ocasião, Lindauro Junior, diretor de Inovação, Produtos e Serviços da Fujifilm, e Felipe Rodriguez, diretor de Operações e Atendimento da Gauge, abordarão o processo de transformação digital da marca e a utilização de metodologias ágeis para cada dimensão do estudo, que permitiu chegar ao diagnóstico e recomendações (mapeamento e direcionamento de ações). “Dada a iteratividade que um projeto dessa natureza exige, as entregas são realizadas por um time multidisciplinar, pela integração e cooperação entre equipes da Gauge e da Fujifilm, que culminam com os processos de cocriação e por dinâmicas que geram engajamento, além de agregar relevantes valores que inspiram confiança tanto dentro como fora da organização”, explica Felipe Rodriguez.

Jornada Digital na Raízen
No último dia do evento (14/04), o Grupo Stefanini apresentará, às 14h40, o projeto de digitalização dos processos de compra, transação e entrega da Raízen. Na trilha OKRs, Métricas e Indicadores, Gercel Silva, Agile DevOps Senior Solution Manager e Practice Lead da Stefanini, discorrerá sobre o case “Acompanhando a transformação do time de negócios”, em parceria com Luis Rossi, coordenador de Inovação no Lean Agile Center of Excelence (LACE) na Raízen. O princípio básico desse projeto foi a utilização de analytics para a observação dos desafios em cada um dos processos.
“Atualmente, o uso da plataforma digital implementada pela Stefanini compreende 98% dos pedidos de compra e transações de combustíveis no Brasil. Ou seja, a plataforma contempla desde a transação do pedido de combustível até a realização do pagamento. O cliente final também pode acessar a plataforma pelo smartphone para fazer o pagamento no posto de gasolina e incluir benefícios”, explica Gersel.
De acordo com Adão Márcio Brianez, consultor de Business Agility e gerente executivo na Stefanini Brasil, o projeto de transformação digital na Raízen foi realizado de ponta a ponta, o que permitiu desenvolver um ecossistema integrado de negócios para promover a experiência digital.
“No business agility, são trabalhados contextos de entrega de qualidade, experiência do usuário e a necessidade de aplicar melhor o investimento, todos feitos com objetivos estratégicos para agregar e oferecer um valor até maior do que o esperado, pois no agile a entrega não é apenas uma abordagem de processos, mas uma entrega de valor”, complementa Adão.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
IBP
Manifesto em Defesa do Fortalecimento da ANP
30/06/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2024
30/06/25
Etanol
Preços do etanol sobem na última semana de junho
30/06/25
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
Austral Engenharia
Austral Engenharia aposta em eficiência energética e sus...
27/06/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP prorroga data para adequaçõe...
27/06/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
27/06/25
Offshore
Petrobras assina convênio para desenvolver operações off...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
Logística
Gás natural: a ANP fará consulta pública sobre Plano Coo...
26/06/25
Transição Energética
ENGIE Day celebra 10ª edição com debates sobre regulação...
26/06/25
PPSA
Leilão da PPSA comercializa 74,5 milhões de barris de pe...
26/06/25
Combustíveis
Governo aprova aumento de etanol na gasolina de 27% para...
26/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.