Bacia de Santos

Grupo Wilson Sons participa de operação com FPSO P-68

Serviços de rebocagem e agenciamento marítimo atuaram na saída da plataforma FPSO do Estaleiro Jurong Aracruz a caminho da Bacia de Santos

Redação/Assessoria
18/09/2019 18:48
Visualizações: 616

A Wilson Sons Rebocadores e a Wilson Sons Agência participaram, na madrugada da última segunda-feira (16/9), da operação de saída da plataforma P-68 do Estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo, rumo aos campos de Berbigão e Sururu, no pré-sal da Bacia de Santos. O FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás) tem capacidade de processamento de 150 mil barris/dia de óleo e 6 milhões de metros cúbicos/dia de gás.

A operação durou cerca de 12 horas e teve o apoio dos rebocadores WS Antares, Hércules e Crater, os dois últimos deslocados do Rio de Janeiro para o Espírito Santo. "Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Foi uma operação complexa em função do porte e da área vélica da plataforma, sendo a primeira desse tipo realizada no local", conta Marcelo Knaak, gerente comercial da Wilson Sons Rebocadores. Ele lembra que a empresa é parceira do Estaleiro Jurong Aracruz desde o início do projeto de construção do FPSO, que durou cerca de dois anos.

O negócio de agenciamento marítimo do Grupo coordenou toda a documentação necessária com autoridades marítimas – Anvisa, Marinha, Polícia Federal – para a saída da plataforma. No ano passado, a Wilson Sons Agência já tinha realizado a entrada do FPSO P-67 na Baía de Guanabara. "O mercado de óleo e gás é um setor importante, com perspectivas de grande crescimento nos próximos anos. Temos expertise e estamos nos preparando para atender a alta da demanda", afirma Thalita de Sá, analista de Desenvolvimento de Negócios da empresa.

A previsão é que o FPSO P-68 chegue à Bacia de Santos em cinco dias. Os campos de Berbigão e Sururu estão localizados na concessão BM-S-11A, operada pela Petrobras (42,5%) em parceria com Shell Brasil (25%), Total (22,5%) e Petrogal (10%).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19