Uso da tecnologia tem o objetivo de gerar energia elétrica renovável para aplicação no agronegócio.
A Guardian, uma das maiores fabricantes de vidros e espelhos do mundo, forneceu 105 peças de Espelhos Guardian para o projeto de Energia Solar Concentrada (CSP, sigla em inglês), desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Reciclagem, Eficiência Energética e Simulação Numérica (GREEN), da Universidade de São Paulo (USP).
A CSP é uma importante tecnologia que utiliza superfícies espelhadas para captar a energia solar e transformá-la em energia térmica e energia elétrica renovável. Com a incidência do sol no foco dos espelhos, as temperaturas podem superar os 1000°C.
“O uso de energia renovável tem se expandido, e a energia solar é uma excelente alternativa em um cenário de incertezas frente ao futuro energético mundial. Poder contribuir para o desenvolvimento desta área no Brasil, fornecendo o Espelho Guardian, é motivo de orgulho para a nós”, ressalta Juan Carlos de Abreu, diretor de marketing da Guardian.
O GREEN é formado por pesquisadores, doutorandos, mestrandos, graduandos e técnicos, com o objetivo de promover a sustentabilidade e a preservação ambiental nos sistemas do agronegócio. Desde sua criação, em 2005, o grupo firmou parcerias com agroindústrias regionais e atua no cenário nacional e internacional com instituições de pesquisa e desenvolvimento.
Sobre a Guardian
Fundada em 1932 em no estado de Michigan (EUA), a Guardian é uma das maiores fabricantes de vidros e espelhos do mundo. A companhia está presente em mais de 25 países, entre eles o Brasil, onde mantém duas fábricas, uma em Tatuí (SP) e outra em Porto Real (RJ) e possui um Centro de Distribuição em Fortaleza (CE).
Fale Conosco
22