Empresa movimentou 3,3 milhões de TEUs no ano passado.
Redação TN
O crescimento da economia global e do transporte marítimo de cargas em 2013 foi ligeiramente inferior ao ano anterior. Mesmo diante desse cenário, a capacidade mundial de transporte e a construção de novos navios aumentaram. Os fretes, na maioria das rotas, continuaram em queda.
Os problemas operacionais nos portos do Brasil contribuíram para um crescimento menos expressivo nos negócios da Hamburg Süd e da empresa brasileira Aliança Navegação e Logística. O aumento na movimentação de contêineres com relação ao ano anterior foi de 1%, totalizando 3,3 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). A queda nos fretes e a depreciação do dólar em relação ao euro fizeram com que o volume de negócios da empresa apresentasse uma queda de 4%, totalizando 5,3 bilhões de euros.
Com 4.491 funcionários, o Grupo Hamburg Süd apresentou praticamente o mesmo número de colaboradores de 2012. Incluindo as tripulações terceirizadas, a quantidade de profissionais chegou a 5.159. Em 2013, a empresa realizou investimentos de, aproximadamente, 450 milhões de euros, valor bem acima do que o registrado em 2012 (cerca de 247 milhões de euros). O montante foi direcionado, principalmente, para pagamento dos novos porta-contêineres que foram adquiridos, entre eles, 12 com capacidade entre 9 mil TEUs e 9.600 TEUs, e quatro de 3.800 TEUs.
A frota da empresa terminou 2013 com um total de 154 navios, sendo 45 deles próprios. Durante o ano passado, entrou em operação os primeiros quatro navios com capacidade para 9.600 TEUs e 2,1 mil tomadas para contêineres refrigerados, os maiores em operação no Grupo Hamburg Süd, e que foram empregados nos serviços entre Ásia, Europa e Costa Lesta da América do Sul. Já a Aliança Navegação e Logística renovou a frota de cabotagem com quatro navios com capacidade para 3.800 TEUs e 500 tomadas para contêineres refrigerados.
Perspectivas para 2014
As condições econômicas devem melhorar em 2014. Estimativas do FMI indicam que a economia mundial poderá crescer 3,7% e o comércio em torno de 4,5%. Em particular, a economia dos Estados Unidos parece estar ganhando força. Na zona do euro, existe a expectativa de que alguns países saiam da recessão, porém o endividamento de outros ainda preocupa.
Apesar dos impulsos positivos gerados pela Copa do Mundo, não se vê, no médio prazo, uma solução sustentável dos problemas econômicos do Brasil. O crescimento da economia chinesa demonstra grande importância para o decorrer de 2014. Mesmo com as perspectivas positivas em relação ao desenvolvimento da economia mundial, não é de esperar uma recuperação expressiva no transporte de contêineres. Os serviços da Hamburg Süd de e para a América do Sul deverão se expandir em 2014, principalmente, graças à utilização de navios modernos e sustentáveis, contribuindo cada vez mais para a proteção do meio ambiente.
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