Inauguração

Helibras inaugura na sexta-feira seu novo Centro de Treinamento e Simuladores

Redação/ Assessoria
20/08/2015 13:44
Helibras inaugura na sexta-feira seu novo Centro de Treinamento e Simuladores Imagem: Divulgação Helibras Visualizações: 348 (0) (0) (0) (0)

As instalações do moderno Centro de Treinamento e Simuladores (CTS) da Helibras serão inauguradas na próxima sexta-feira (21/08), às 9h, no Rio de Janeiro. O evento contará com a presença do Ministro da Defesa Jaques Wagner, do Prefeito da cidade Eduardo Paes e de diversas autoridades civis e militares.
 
Localizado de forma estratégica no Rio de Janeiro, o CTS marca o cumprimento, pelo Consórcio Helibras – Airbus Helicopters, de mais uma etapa do contrato H-XBR de fornecimento de 50 aeronaves H225M (EC725), transferência de conhecimentos e produção de diversos itens pela indústria nacional e disponibilização de meios de manutenção e treinamento em território nacional.
 
O CTS está passando por um processo de certificação junto à Prefeitura para obter o selo “Qualiverde” e, em breve, poderá ser o tornar o primeiro edifício da cidade do Rio de Janeiro a ter essa certificação de obra sustentável. A construção do prédio durou pouco mais de 10 meses e teve o investimento total de R$ 80 milhões.
 
O CTS irá oferecer treinamento para os operadores dos helicópteros H225 e H225M no moderno Full Flight Simulator (FFS), único simulador para esses modelos de helicópteros instalado nas Américas. “Esse será mais um apoio da rede mundial de treinamento da Airbus Helicopters para atender às demandas de operadores militares e civis, brasileiros e estrangeiros, sobretudo das Forças Armadas e do mercado de petróleo“, diz Eduardo Marson, presidente da Helibras.
 
O FFS permitirá ao piloto realizar a sua qualificação de tipo, treinamentos recorrentes e treinamentos de situações de emergência em um ambiente de realidade virtual. O simulador virá com uma base de dados visual de todo o território nacional, desenvolvida especialmente para os operadores brasileiros. Dessa forma, a tecnologia leva o treinamento para o mais próximo possível da realidade operacional do piloto.
 
O FFS é uma excelente ferramenta para aprimorar o profissional que pilota essas aeronaves, em um cenário que reflete a sua realidade, e com instrutores que entendem as suas necessidades. O treinamento no Brasil também representa uma significativa redução de custos com treinamento e redução do tempo de ausência dos pilotos de suas funções.
 
Para os operadores militares, o FFS disponibiliza treinamentos específicos, como voos com óculos de visão noturna (NVG) e de imageador térmico infravermelho (FLIR). Os treinamentos serão realizados na Língua Portuguesa, existindo ainda a possibilidade de receber turmas de alunos estrangeiros, que também operam o H225/H225M, como Argentina e México.
 
Com cerca de 2.300 m² de área construída em um terreno de 13.500 m² à disposição, o Centro de Treinamento e Simuladores ainda contempla espaço para um segundo FFS, que será definido a partir de estudos de mercado já iniciados. O modelo será escolhido de acordo com as necessidades dos operadores brasileiros.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Itaguaí
Inovação: programa de capacitação tecnológica para traba...
16/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Rio de Janeiro
Guarda Portuária da PortosRio participa de intercâmbio i...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Rio de Janeiro
Integrante da Guarda Portuária da PortosRio é a primeira...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
Logística
Vast conclui milésima operação de transbordo de petróleo
06/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio recebe conferência internacional da APLOP e...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Evento
PortosRio estreia com destaque na Intermodal 2025 e proj...
24/04/25
Meio ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
23/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22