Dados são do ONS.
Diário do Nordeste
Apesar de ainda não ter chovido forte no Nordeste, as chuvas ocorridas no Sudeste ajudaram a elevar o armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas nordestinas, que, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), estavam com 40,5% de sua capacidade na última quarta-feira (15). O percentual já é um pouco maior que o registrado em janeiro do ano passado, quando os reservatórios do Nordeste estavam com apenas 32,86%.
Em relação a dezembro de 2013, também houve uma relevante recuperação na capacidade de armazenamento das hidrelétricas da Região, umas vez que, no mês passado, elas estavam com apenas 33,81% de armazenamento.
Com a recuperação, os reservatórios nordestinos se afastaram mais da curva de aversão ao risco, que define o nível mínimo de armazenamento dos reservatórios necessário para garantir o abastecimento da região com segurança, se considerado a utilização de todos os recursos disponíveis. No Nordeste, o indicador de segurança, de acordo com o ONS, é 32,8%.
A hidrelétrica de Sobradinho que abastece58,20% da Região, está com 46,22%.
Outras regiões
Os dados do ONS mostram ainda que, na última quarta-feira, os reservatórios das hidrelétricas do Sul estavam com o maior percentual de armazenamento do País: 62,45%. Em seguida, aparecem as hidrelétricas do Norte, com 53,65%. Já os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste estavam com 41,66% da sua capacidade.
Fale Conosco
22