Estudos e análises abrangentes realizados por especialistas da Power Consulting apoiarão a Petrobras em suas metas de redução de emissões operacionais.
Redação TN Petróleo/Assessoria Hitachi EnergyA Petrobras, maior empresa de energia e petróleo do Brasil, com operações multinacionais em sete países, assinou um contrato de consultoria com a Hitachi Energy para estudar a eletrificação de suas plataformas de petróleo offshore. O estudo fará parte da Avaliação de Interconexão Elétrica de Plataformas da Petrobras com o Sistema Elétrico Onshore, como parte da estratégia para reduzir as emissões de carbono em suas operações, uma vez que a geração elétrica no Brasil tem elevado conteúdo de renováveis.
Sob o acordo, a Hitachi Energy analisará custos, opções de interconexão offshore e considerações técnicas, como o uso de corrente alternada (CA) ou corrente contínua (CC), além de delinear o escopo e os cronogramas para serviços relacionados, necessários para a interconexão. Os resultados ajudarão a Petrobras a avaliar a viabilidade econômica da eletrificação de suas plataformas offshore de petróleo e gás (O&G).
A Petrobras possui um amplo portfólio de pesquisa, desenvolvimento e inovação para avaliação da conexão de fontes de energia de baixo carbono com suas unidades offshore. Dentro desse portfólio, a opção de interconexão com sistema elétrico onshore se destaca, razão pela qual parcerias com empresas especializadas em sistemas elétricos offshore têm sido estabelecidas para elevar a maturidade dessa opção para projetos de plataformas, comentou Cezar Siqueira, Gerente geral de P&D em desenvolvimento da produção do centro de pesquisas da Petrobras.
"A Petrobras está liderando o caminho para uma transição energética justa com seus esforços para garantir operações sustentáveis e isso se alinha ao objetivo da Hitachi Energy de permitir um futuro energético sustentável para todos. O setor de O&G pode ser um importante impulsionador da transformação na transição energética, e investir na eletrificação de plataformas representa um passo crítico à frente", enfatizou Daniel Galvan, Global Product Group Manager da Hitachi Energy.
Hoje, a energia das plataformas da Petrobras vem do gás natural extraído na produção offshore, um processo que, embora já represente menor pegada de carbono em relação a outros combustíveis, gera comparativamente a maior parcela de emissões de gases de efeito estufa desse tipo de instalação. Este estudo visa avaliar como essas plataformas podem ser conectadas à rede elétrica terrestre, utilizando fontes de energia renováveis, como hidroelétrica, eólica ou solar, reduzindo ainda mais drasticamente as emissões de CO2 das operações offshore.
Fale Conosco