COP30

IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais e inventário de emissões na COP30 nesta sexta-feira (14/11)

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
14/11/2025 15:58
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais e inventário de emissões na COP30 nesta sexta-feira (14/11) Imagem: Divulgação IBP Visualizações: 868

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) promoverá debates com o Ministro de Minas e Energia, o presidente da COP30, representantes de entidades setoriais e empresas do setor de energia nesta sexta-feira (14/11), na COP30, em Belém. Os painéis abordarão temas como a descarbonização, metas do Acordo de Paris e Inventário de Emissões e ocorrerão direto da Blue Zone.

Programação - 14/11/2025
Painel 1: Colaboração para Acelerar a Descarbonização na Indústria de Petróleo e Gás

Título Original: COLLABORATING TO ACCELERATE DECARBONIZATION IN THE OIL & GAS INDUSTRY
Horário: 09:00 - 10:15
Local: Blue Zone - Hangar - SE Room 3 Parnaíba
Descrição: O painel destacará soluções credíveis e escaláveis para a redução de emissões no setor de petróleo e gás. O objetivo é compartilhar estratégias concretas alinhadas ao Balanço Global, promovendo uma transição energética justa, ordenada e equitativa.
Participantes:
Moderadora: Clarissa Lins (Catavento Consultoria)
Painelistas: Embaixador André Aranha Corrêa do Lago (COP30), Alexandre Silveira (MME), Patrick Pouyanné (TotalEnergies / OGDC / OGCI), Marcelo Mena (The Global Methane Hub e Ministro do Meio Ambiente do Chile), Demetrios Papathanasiou (WORLD BANK), Viviana Canhao Coelho (PETROBRAS), Marina Grossi (CEBDS) e Roberto Ardenghy (IBP).

Painel 2: Evolução da Energia - Como as Organizações Globais de Óleo e Gás estão alinhadas ao Acordo de Paris

Título Original: Evolução da Energia - Como as Organizações Globais de Óleo e Gás estão alinhadas ao Acordo de Paris
Horário: 14:00 - 15:00
Local: Blue Zone - Estande da Indústria Brasileira CNI - SB COP (B-31)
Descrição: O debate buscará demonstrar o comprometimento das empresas de óleo e gás com a redução das emissões de GEE. Serão apresentados os esforços conjuntos por meio de associações empresariais globais que priorizam as diretrizes do Acordo de Paris.
Participantes:
Moderador: Roberto Furian Ardenghy (IBP)
Painelistas: Irene Alfaro (ARPEL), Lorena Perez Bajo (IPIECA), Dr Faye Gerard (IOGP), Bjørn Otto Sverdrup (OGCI) e Chris Birdsall (Exxon Mobil).

Painel 3: Energia que se Mede é Energia que Evolui: O Inventário de Emissões do Downstream ao Upstream

Título Original: Energia que se Mede é Energia que Evolui: O Inventário de Emissões do Downstream ao Upstream
Horário: 16:00 - 17:00
Local: Blue Zone - Estande da Indústria Brasileira CNI - SB COP (B-31)
Descrição: A sessão irá reforçar a importância do inventário de emissões (empresarial e setorial) e a relevância do MRV (Monitoramento, Relato e Verificação). O foco é o acompanhamento efetivo das trajetórias da NDC brasileira e do Plano Clima Mitigação.
Participantes:
Moderador: Flávio Torres (IBP)
Palestrante: Felipe Bittencourt (WayCarbon)
Debatedores: Fernanda Diniz (Petrobras), Mariana França (ANP), Rafaela Aloise de Freitas (CNI) e Vinicius Patel (Porto do Açu).
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
Petrobras
Caracterização geológica do Pré-Sal com projeto Libra Ro...
03/03/26
Resultado
Espírito Santo retoma patamar de produção e ABPIP aponta...
03/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Economia
Firjan defende fortalecimento da credibilidade fiscal pa...
03/03/26
Dia Internacional da Mulher
Cladtek lança programas para ampliar oportunidades para ...
03/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.