Tecnologia

Inaugurado centro alemão que fomentará a inovação

A unidade, que fica em São Paulo, abrigará representações de 11 institutos de pesquisa e universidades alemães interessadas em estabelecer programas de intercambio científico, acadêmico e de fomento à inovação com institutos brasileiros e também com empresas.

Redação
14/02/2012 19:53
Visualizações: 779 (0) (0) (0) (0)
Foi inaugurada hoje (14) em São Paulo a unidade brasileira do Centro Alemão de Inovação e Ciência (DWIH na sigla em alemão). A unidade abrigará representações de 11 institutos de pesquisa e universidades daquele país interessadas em estabelecer programas de intercambio científico, acadêmico e de fomento à inovação com institutos brasileiros e também com empresas.

“Na prática, o novo centro servirá como catalisador de intercâmbio entre os dois países, não só entre instituições de pesquisa, mas principalmente entre pequenas e médias empresas. As grandes organizações já contam com estruturas próprias para fomento à inovação. A ideia é que com o centro as pequenas também participem desse processo, num relacionamento direto com a academia”, explica Weber Porto, presidente da Câmara Brasil-Alemanha (AHK, na sigla em alemão), entidade que apoia a implantação do DWIH no Brasil.

A inauguração do DWIH-São Paulo foi um dos compromissos da agenda do Ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, em sua visita de três dias ao Brasil. Westerwelle em seu discurso destacou que inovação tem se tornado tema crucial na agenda Brasil-Alemanha. E destaca o Centro Alemão como um passo relevante na discussão. “É cada vez mais importante a criação de redes de inovação, como a que existem no Centro Alemão de Inovação e Ciência, que conectem a academia, o mundo político e econômico”, disse.

O membro do governo alemão também destacou os avanços na cooperação bilateral na área de ciência e tecnologia. Em especial a criação do programa Ciência sem Fronteiras, que prevê a concessão de 10 mil bolsas de estudos (10% do total) a acadêmicos brasileiros em universidades alemãs. Além disso, destacou também a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa industrial (Embrapi), que contará com o apoio do Instituto Fraunhofer, referência mundial em pesquisa tecnológica, para gerar inovação e prover suporte às pequenas empresas brasileiras.

“As grandes inovações do mundo foram geradas por pequenas organizações, que tem uma participação importantíssima na economia, em especial, na da Alemanha”, afirmou. O país europeu é um dos poucos do mundo que conseguiu desenvolver um modelo de fomento à inovação que inclui empresas de pequeno porte. Este modelo gerou, por exemplo, algumas das tecnologias de segurança usadas nos estádios das Copas de 2010 e 2006 e também as tecnologias que tornam grandes cidades do mundo cada vez mais inteligentes e sustentáveis.

Iniciativa dos Ministérios das Relações Exteriores e de Educação, Ciência e Tecnologia da Alemanha, o Centro Alemão de Inovação e Ciência está presente também nas cidades de Moscou, Nova Déli, Tóquio e Nova Iorque, com a mesma proposta de facilitar o intercâmbio acadêmico entre instituições alemãs e locais. A filial brasileira está localizada à Rua Verbo Divino, 1488, zona sul da capital paulista.
 
Para saber mais sobre o centro e conhecer as instituições representadas por ele acesse: www.dwih.com.br.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22