Infraestrutura

Inaugurado trecho do sistema logístico de etanol Ribeirão Preto-Paulínia

Cerimônia contou com a presença de Dilma Rousseff.

Agência Brasil
12/08/2013 11:49
Inaugurado trecho do sistema logístico de etanol Ribeirão Preto-Paulínia Imagem: Roberto Stuckert Filho Visualizações: 1041

 

Será inaugurado nesta segunda-feira (12), em Ribeirão Preto (SP), o primeiro trecho do Sistema Logístico de Etanol Ribeirão Preto-Paulínia. O duto que escoará o derivado da cana-de-açúcar tem 206 quilômetros de extensão, do Terminal Terrestre de Ribeirão Preto à Refinaria de Paulínia, e será operado pela Transpetro, subsidiária da Petrobras.
A partir do uso comercial do duto, será possível a venda do etanol hidratado em Paulínia ou sua transferência, por outros dutos, para Barueri e para o Rio de Janeiro.
A cerimônia, que acontece na manhã de hoje, contará com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Foi inaugurado nesta segunda-feira (12), em Ribeirão Preto (SP), o primeiro trecho do Sistema Logístico de Etanol Ribeirão Preto-Paulínia. O duto, que escoará o derivado da cana-de-açúcar, tem 206 quilômetros de extensão - do Terminal Terrestre de Ribeirão Preto à Refinaria de Paulínia -, e será operado pela Transpetro, subsidiária da Petrobras.


A partir do uso comercial do duto, será possível a venda do etanol hidratado em Paulínia ou sua transferência, por outros dutos, para Barueri e para o Rio de Janeiro.

 

“Esse trecho que estamos inaugurando hoje faz parte de um grande esforço do país para modernizar sua estrutura logística e assegurar que ela seja, de fato, um elemento de desenvolvimento do país. Nós precisamos disso não só para escoar os produtos, não só porque é a forma mais competitiva, mas porque esse é o elemento fundamental para o país crescer”, disse a presidente Dilma Rousseff.

 

O projeto terá aproximadamente 1,3 mil quilômetros de extensão de dutos e 700 quilômetros de hidrovia. Serão 15 terminais de coleta e distribuição e capacidade de transporte de 20 milhões de metros cúbicos (m³) de etanol por ano, além de capacidade de armazenamento operacional de 1,2 milhão de m³ de etanol. Quando estiver concluído, passará por 45 municípios, ligando os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo ao centro de armazenagem de Paulínia, o principal do país, de onde será transportado para as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, além do Porto de Santos, para exportação.

 

O projeto tem investimento de R$ 7 bilhões, por meio de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e bancos comerciais, e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).


A cerimônia, que aconteceu na manhã de hoje, contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, da presidente da Petrobras, Graça Foster, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, entre outros.

 

*O texto foi alterado para acréscimo de informações às 15h29.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Royalties: valores referentes à produção de julho foram ...
29/09/26
ROG.e 2026
Vencedor do RSE Award e destaque na ROG.e, o Programa de...
28/09/26
ROG.e 2026
Oil States destaca integração entre engenharia, fabricaç...
25/09/26
ROG.e 2026
Empresários do Norte Fluminense prospectam negócios na R...
25/09/26
ROG.e 2026
ANP participou de mais de 40 palestras em evento que reú...
25/09/26
ROG.e 2026
TBG debate integração do mercado de gás natural no Cone ...
25/09/26
ROG.e 2026
Sucesso! ROG.e 2026 fecha com 83 mil visitantes e injeçã...
25/09/26
ROG.e 2026
Expansão das fontes renováveis e mudanças no mercado abr...
25/09/26
ROG.e 2026
Presidente da Petrobras defende exploração ativa e prevê...
25/09/26
ROG.e 2026
Inovação tecnológica e dedicação à indústria marcam prem...
25/09/26
Petroquímica
Referência mundial em sustentabilidade, I’m green™ bio-b...
25/09/26
ROG.e 2026
Escassez de engenheiros preocupa setores estratégicos e ...
25/09/26
ROG.e 2026
Constellation é reconhecida pela Petrobras como a melhor...
25/09/26
ROG.e 2026
Na ROG.e 2026, Shell destaca parcerias, inovação e disci...
25/09/26
ROG.e 2026
Nikki Martin, presidente e CEO da EnerGeo Alliance falou...
25/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e OceanPact assinam acordo para expansão de...
25/09/26
ROG.e 2026
Mayekawa apresenta soluções para óleo, gás e energia na ...
25/09/26
ROG.e 2026
Shell destaca papel da capacitação para aproximar jovens...
25/09/26
Terminais
Ultracargo é reconhecida pelo quarto ano consecutivo com...
25/09/26
GNL
Edge e Governo do Rio Grande do Sul assinam Memorando de...
25/09/26
E&P
ANP contrata B3 para assessoria técnica às licitações de E&P
25/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25