Economia

Indicador Antecedente Composto da Economia tem alta de 2% em junho

Agência Brasil/Redação
19/07/2016 12:55
Visualizações: 1402

Pela quinta vez seguida, o Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) para o Brasil apresentou alta com variação de 2% em junho último, atingindo 96,1 pontos. Na apuração anterior, a expansão tinha sido mais significativa: 2,8%. Cinco dos oito componentes apresentaram avanços: as taxas de juros de Swap 360; os Índices de Expectativas da Indústria, de Serviços e do Consumidor; e o Ibovespa.

O Iace é calculado em conjunto, desde julho de 2013, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e pela instituição norte-americana The Conference Board (TCB). Por meio dessa apuração, é possível fazer comparação dos ciclos econômicos do Brasil com os de outros onze países e regiões já cobertos pelo The Conference Board: China, Estados Unidos, Zona do Euro, Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Coréia, Espanha e Reino Unido.

Na pesquisa feita pelas duas instituições em torno do Indicador Coincidente Composto da Economia (Icce) do Brasil, sobre as condições econômicas correntes do país, houve queda de 0,1% e 98,1 pontos. Na revisão do indicador sobre os dois meses anteriores a junho mostra um recuo de 0,1%, em abril e uma alta de 0,3%, em maio.

O economista Paulo Picchetti, do Ibre/FGV, afirmou que “todos os indicadores de expectativas que fazem parte do Iace continuaram sua trajetória de elevação em junho, sinalizando uma potencial reversão do ciclo econômico ao longo do segundo semestre”.

Ele, no entanto, observou que o resultado do Icce, próximo de zero pelo quarto mês seguido,evidencia que “ essa reversão não é imediata e está condicionada à definição do ambiente político necessário para a melhora efetiva dos fundamentos econômicos”.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
PRIO vence leilão de Oferta Permanente de Partilha da Pr...
07/10/26
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
07/10/26
ANP
4º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da ANP tem set...
07/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
07/10/26
Biometano
ABiogás alerta sobre risco de perda de lastro para emiss...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
Gás Natural
ANP divulga relatório da consulta pública sobre Programa...
05/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
IBP
RELIVRE parabeniza acordo que destrava o mercado livre d...
03/10/26
Gás Natural
Firjan celebra acordo para efetivar abertura do mercado ...
03/10/26
Gás Natural
Naturgy, Agenersa e Governo do Estado assinam acordo sob...
02/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
02/10/26
Biometano
Corredor Verde com 100 caminhões a biometano e pontos de...
02/10/26
Gasodutos
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
02/10/26
Margem Equatorial
ANP aprova delimitação de 11 novos setores exploratórios...
02/10/26
Agronegócio
Agro diversifica matriz energética e busca alternativas ...
02/10/26
Firjan
Manifesto Firjan defende o voto consciente em 4 de outubro
02/10/26
PPSA
ExxonMobil e TotalEnergies vencem o 9º Leilão Spot de Pe...
02/10/26
Workshop
Petrobras, Shell, ArcelorMittal e IBRAM discutem desafio...
01/10/26
Resultado
Produção de petróleo e gás em agosto de 2026 alcançou 6,...
01/10/26
Normas
ANP recebe contribuições sobre revisão da norma para reg...
01/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25