Firjan

Indústria brasileira acumula quatro meses sem crescimento e situação do setor acende alerta para recuperação

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
03/09/2025 12:26
Indústria brasileira acumula quatro meses sem crescimento e situação do setor acende alerta para recuperação Imagem: Divulgação Visualizações: 953

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) destaca que o resultado da produção industrial em julho – redução de 0,2% em relação a junho, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – reflete o cenário desafiador enfrentado pela indústria nacional. A federação ressalta que o desempenho representa o quarto mês seguido sem crescimento e que a situação agrava a falta de confiança dos empresários. O desânimo acende sinal de alerta, pois pode resultar em cortes de produção, adiamento de projetos e redução de contratações, fatores que podem deflagar uma nova crise do setor.

Além das medidas imediatas voltadas à mitigação dos impactos das tarifas externas, a Firjan considera essencial a adoção de soluções estruturais. A elevada taxa de juros, atualmente no maior patamar em quase 20 anos, não é uma questão pontual, mas sim o reflexo de uma política fiscal que tem se concentrado na expansão de receitas e na alteração dos critérios de apuração da meta fiscal. Somente com um firme compromisso com a disciplina fiscal será possível criar condições necessárias para a redução sustentável dos juros. Sem essas medidas, o caminho para a retomada da indústria nacional, que ainda opera cerca de 15% abaixo da máxima histórica registrada em 2011, tende a ser ainda mais lento e desafiador.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
Bacia de Santos
PPSA adia leilão de petróleo da União de Bacalhau para o...
03/12/25
Estudo
Firjan lança a 4ª edição do estudo Petroquímica e Fertil...
03/12/25
Biocombustíveis
Porto do Açu e Van Oord anunciam primeira dragagem com b...
02/12/25
Investimento
Indústria de O&> prioriza investimento em tecnologia de ...
02/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.