Economia

Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta que juros e incerteza externa travam o setor

Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro afirma que um dos principais entraves segue sendo o custo do crédito, com a Selic em 15% ao ano e que atinge diretamente a indústria de transformação — setor mais sensível ao financiamento.

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
06/03/2026 12:35
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta que juros e incerteza externa travam o setor Imagem: Divulgação Visualizações: 1595

Após quatro meses consecutivos de baixo desempenho — período em que acumulou queda de 2,5% —, a Produção Industrial brasileira registrou crescimento de 1,8% em janeiro de 2026, frente ao mês anterior. Apesar de positivo o resultado não muda cenário desafiador do setor, que hoje se encontra 15,3% abaixo do seu pico histórico alcançado há 15 anos.

Com a taxa básica de juros (Selic) mantida em 15% ao ano, um dos principais entraves continua sendo o custo do crédito, que atinge a indústria de transformação — setor mais sensível ao financiamento. Nos últimos doze meses, enquanto o segmento extrativo cresceu 6,3%, a transformação acumulou recuo de 0,6%, evidenciando o abismo entre as duas atividades.

A Firjan alerta que a escalada de incerteza no âmbito externo impõe um novo teste de resiliência à economia brasileira. O risco de um choque nos preços de energia, se prolongado, tende a pressionar a inflação e limitar o espaço para a queda dos juros, mantendo o custo do crédito elevado ao longo de 2026.

"Diante disso, a federação reitera que a construção de um ambiente macroeconômico estável — ancorada em uma reconfiguração estrutural dos gastos públicos — é imprescindível para reduzir o risco-país e permitir juros menores de forma sustentável", afirma o economista-chefe da Firjan, Jonathas Goulart (foto).

Segundo ele, essa estabilidade ganha urgência com a recente aprovação do Acordo Mercosul-União Europeia no Senado: "o sucesso dessa abertura comercial depende de um Brasil com custos mais eficientes, capaz de aproveitar as novas oportunidades", finaliza.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
ABiogás alerta sobre risco de perda de lastro para emiss...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
Gás Natural
ANP divulga relatório da consulta pública sobre Programa...
05/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
IBP
RELIVRE parabeniza acordo que destrava o mercado livre d...
03/10/26
Gás Natural
Firjan celebra acordo para efetivar abertura do mercado ...
03/10/26
Gás Natural
Naturgy, Agenersa e Governo do Estado assinam acordo sob...
02/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
02/10/26
Biometano
Corredor Verde com 100 caminhões a biometano e pontos de...
02/10/26
Gasodutos
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
02/10/26
Margem Equatorial
ANP aprova delimitação de 11 novos setores exploratórios...
02/10/26
Agronegócio
Agro diversifica matriz energética e busca alternativas ...
02/10/26
Firjan
Manifesto Firjan defende o voto consciente em 4 de outubro
02/10/26
PPSA
ExxonMobil e TotalEnergies vencem o 9º Leilão Spot de Pe...
02/10/26
Workshop
Petrobras, Shell, ArcelorMittal e IBRAM discutem desafio...
01/10/26
Resultado
Produção de petróleo e gás em agosto de 2026 alcançou 6,...
01/10/26
Normas
ANP recebe contribuições sobre revisão da norma para reg...
01/10/26
ROG.e 2026
Petrobras e Petronect levam nova solução para compras de...
30/09/26
Premiação
Mirante Tecnologia vence prêmio da Petrobras de melhor f...
30/09/26
ROG.e 2026
Empresa Piracicaba apresentou lançamentos em um dos prin...
30/09/26
Combustíveis
Diesel S-10 acumula alta de 15,1% em 12 meses, aponta Mo...
30/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25