Opinião

Infraestrutura portuária do país será suficiente para atender o pré-sal, diz Multiterminais

Redação TN, Maria Fernanda Romero
17/10/2013 20:20
Infraestrutura portuária do país será suficiente para atender o pré-sal, diz Multiterminais Imagem: Presidente da Multiterminais, Thomas Klien. Divulgação Codin Visualizações: 340 (0) (0) (0) (0)

 

Infraestrutura portuária do país será suficiente para atender o pré-sal
A infraestrutura portuária disponível no país será suficiente para atender o pré-sal, informou nesta quarta-feira (16) o presidente da Multiterminais, Thomas Klien, se referindo especialmente as demandas que virão com a exploração de petróleo da área de Libra, que será leiloada na próxima segunda-feira (21). 
Segundo Klien, com a expansão dos terminais do Rio de Janeiro, o Estado contará com mais 500 metros de cais que poderá atender muito bem a indústria de petróleo e gás. "Isso permitirá a colocação de cinco navios de apoio offshore em paralelo ao cais. E com a atracação mediterrânea (ou de popa para o cais), pode-se ainda ter quase o dobro desses navios. Todos os segmentos da logística de petróleo e gás serão atendidos, mesmo com essa demanda adicional do pré-sal", ressaltou.
O executivo indicou que existe um déficit de infraestrutura portuária no país, mas pelo menos no Rio de Janeiro ele informou que existe disposição e vontade comercial da Multiterminais e acredita que também dos outros terminais, em atender essa demanda porque é um negócio interessante. Ele lembrou ainda que a Wilson Sons já está trabalhando em um projeto para o terminal no Rio, no qual prevê expandir o berço de atracação de navios de apoio marítimo. 
Atualmente a Multiterminais está expandindo seus terminais de contêineres e veículos no Porto do Rio de Janeiro. A expansão do Terminal de Contêineres MultiRio e Terminal de Veículos MultiCar prevê investimentos privados de R$500 milhões que incluem obras civis e a compra de equipamentos para a operação de contêineres.
A MultiRio terá seu cais estendido de 533m de comprimento para 800 m. Também serão construídas algumas edificações, tais como o novo prédio de administração geral, novo armazém de cargas e conferência, armazém de produtos químicos, gate para 10 pistas, entre outras novas edificações.
Serão adquiridos um total de 30 novos RTGs elétricos (6 já foram adquiridos e estão em operação) e 5 novos Portêineres Super Post Panamax (2 já foram adquiridos e estão em operação) para atender a nova capacidade do porto. Encontra-se em fase de licitação a compra de mais 1 Portêiner e mais 6 RTGs. A obra de construção dos novos trechos de cais já foi iniciada. As demais construções estão em fase de projeto.
O presidente da Multiterminais participou ontem de debate sobre logística e portos promovido pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) em parceria com o Ibmec. 

A infraestrutura portuária disponível no país será suficiente para atender o pré-sal, informou nesta quarta-feira (16) o presidente da Multiterminais, Thomas Klien, se referindo especialmente as demandas que virão com a exploração de petróleo da área de Libra, que será leiloada na próxima segunda-feira (21). 


Segundo Klien, com a expansão dos terminais do Rio de Janeiro, o Estado contará com mais 500 metros de cais que poderá atender muito bem a indústria de petróleo e gás. "Isso permitirá a colocação de cinco navios de apoio offshore em paralelo ao cais. E com a atracação mediterrânea (ou de popa para o cais), pode-se ainda ter quase o dobro desses navios. Todos os segmentos da logística de petróleo e gás serão atendidos, mesmo com essa demanda adicional do pré-sal", ressaltou.


O executivo indicou que existe um déficit de infraestrutura portuária no país, mas pelo menos no Rio de Janeiro ele informou que existe disposição e vontade comercial da Multiterminais e acredita que também dos outros terminais, em atender essa demanda porque é um negócio interessante. Ele lembrou ainda que a Wilson Sons já está trabalhando em um projeto para o terminal no Rio, no qual prevê expandir o berço de atracação de navios de apoio marítimo. 


Atualmente a Multiterminais está expandindo seus terminais de contêineres e veículos no Porto do Rio de Janeiro. A expansão do Terminal de Contêineres MultiRio e Terminal de Veículos MultiCar prevê investimentos privados de R$500 milhões que incluem obras civis e a compra de equipamentos para a operação de contêineres.
A MultiRio terá seu cais estendido de 533m de comprimento para 800 m. Também serão construídas algumas edificações, tais como o novo prédio de administração geral, novo armazém de cargas e conferência, armazém de produtos químicos, gate para 10 pistas, entre outras novas edificações.


Serão adquiridos um total de 30 novos RTGs elétricos (6 já foram adquiridos e estão em operação) e 5 novos Portêineres Super Post Panamax (2 já foram adquiridos e estão em operação) para atender a nova capacidade do porto. Encontra-se em fase de licitação a compra de mais 1 Portêiner e mais 6 RTGs. A obra de construção dos novos trechos de cais já foi iniciada. As demais construções estão em fase de projeto.


O presidente da Multiterminais participou ontem de debate sobre logística e portos promovido pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) em parceria com o Ibmec. 

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