Redação TN Petróleo/Assessoria FAPESP
O Instituto de Estudos Avançados da Universidade Estadual de Campinas (IdEA-Unicamp) e a consultoria e provedora de soluções de energia PSR, com o apoio da CPFL Energia, premiarão propostas voltadas à produção de hidrogênio verde em uma iniciativa conjunta destinada a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais sem vínculos com instituições de ensino superior.
Os participantes deverão apresentar soluções para obter a maior renda possível em um projeto de produção de hidrogênio verde, gerado a partir da eletrólise da água com energia elétrica produzida por fontes renováveis. Serão consideradas as tecnologias de energia solar fotovoltaica, energia eólica e sistema de armazenamento de energia.
Serão contempladas as melhores propostas em quatro categorias: estudantes de graduação, estudantes de mestrado, estudantes de doutorado e profissionais, sem limite quanto ao número de integrantes por grupo. Por categoria, a H2Ótimo Premiação Científica oferecerá aos vencedores uma estadia técnica na PSR, passagem aérea e despesas com estadia para apresentação da solução, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.500 e um certificado de solução vencedora.
Os interessados devem se cadastrar individualmente ou em grupo até 13 de agosto, pelo site do IdEA. No dia seguinte, os participantes receberão os dados detalhados do problema proposto para a produção de hidrogênio verde.
As soluções poderão ser enviadas entre os dias 14 de agosto e 31 de outubro. O anúncio dos vencedores será no dia 17 de novembro e a cerimônia de premiação ocorrerá em 12 de dezembro, na Unicamp.
O projeto a ser proposto terá como renda a venda do hidrogênio e dos excedentes de eletricidade à rede elétrica nacional, incluindo custos que envolvem o investimento e a operação da planta de eletrólise, as plantas de geração de energia renovável, o sistema de armazenamento e o custo da água.
Fale Conosco
21