Produtos e Serviços

Inovadora tecnologia HLIF para apoio a Petrobras no monitoramento e caracterização de óleo

Redação TN Petróleo/Assessoria
17/12/2021 12:04
Inovadora tecnologia HLIF para apoio a Petrobras no monitoramento e caracterização de óleo Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2190

A Belga Marine tem o prazer de anunciar que assinou um contrato de prestação de serviços locais com a Petrobras, via CENPES - Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Melloem - em parceria com a Ocean Visuals.

O contrato visa apoiar a avaliação da utilização da tecnologia de Fluorescência Induzida por Laser Hiperespectral (HLIF) para a caracterização e quantificação de óleos, efluentes e qualidade da água. Neste projeto de pesquisa, Belga Marine e Ocean Visuals apoiarão a Petrobras na aquisição de dados para análises qualitativas e quantitativas, que possibilitem o monitoramento sistemático das águas superficiais ou na coluna d'água.

A tecnologia consiste em um sistema integrado de hardware e software para detecção e caracterização em tempo real de óleo e efluentes na superfície da água e na coluna d'água a bordo dos navios.

O uso de sensores remotos em instalações offshore e marítimas revolucionou a forma de aquisição das informações, permitindo a detecção, caracterização e monitoramento de vazamentos de hidrocarbonetos ou disposição de efluentes em diferentes escalas, com alta frequência de observação e rápida disponibilidade de resultados.

“Essa nova tecnologia pode ser uma das etapas mais importantes na detecção de derramamento de óleo. O sistema não apenas detecta o óleo, mas o caracteriza e identifica remotamente, eventualmente levando à sua origem. Com este projeto piloto, a Petrobras será capaz de lidar com casos de derramamento de óleo em potencial de uma forma muito mais célere e eficiente, reduzindo assim o impacto do oil spill no meio ambiente ”, diz Alexandre de Carvalho, Gerente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Belga Marine.

Sobre a Ocean Visuals: 

A Ocean Visuals é uma empresa norueguesa que fornece sensores para detecção e caracterização precoce de óleo e produtos orgânicos na água. Saiba mais sobre o Ocean Visuals aqui: https://www.oceanvisuals.no/

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
PPSA
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
22/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
Bacia de Santos
Bacalhau completa primeiro ano de produção nos 25 anos d...
15/10/26
Bacia de Santos
Acordos de equalizações referentes às Jazidas Compartilh...
15/10/26
Margem Equatorial
Governo do Amapá tem acordo formalizado com Transpetro e...
14/10/26
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
09/10/26
Bacia de Campos
PRIO vence leilão de Oferta Permanente de Partilha da Pr...
09/10/26
Resultado
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 6º Ciclo tem maior...
08/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
08/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
Margem Equatorial
ANP aprova delimitação de 11 novos setores exploratórios...
02/10/26
PPSA
ExxonMobil e TotalEnergies vencem o 9º Leilão Spot de Pe...
02/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.