<P>Segundo a CNT, as concessionárias de ferrovias no Brasil já investiram desde 1996, quando teve início a privatização da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), cerca de R$ 12,1 bilhões. Vilaça afirmou que, somente no ano passado, foram investidos R$ 2,3 bilhões. A maior parte desses recursos f...
A Tribuna - SPSegundo a CNT, as concessionárias de ferrovias no Brasil já investiram desde 1996, quando teve início a privatização da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), cerca de R$ 12,1 bilhões. Vilaça afirmou que, somente no ano passado, foram investidos R$ 2,3 bilhões. A maior parte desses recursos foi destinada à melhoria das vias, desenvolvimento tecnológico e em material rodante.
Nesse período pós-concessão, os investimentos da União foram reduzidos de R$ 162 milhões em 1997 para R$ 44 milhões em 2005. Para este ano, a estimativa é de que os investimentos permaneçam na faixa dos R$ 2 bilhões.
Os dados apresentados pela CNT mostram ainda o avanço das concessionárias em diversos quesitos. A produção ferroviária, medida em bilhões de toneladas-quilômetros úteis transportadas (TKU), saltou de 137 em 1997 para 221,8 em 2005. O volume transportado, em bilhões de toneladas úteis (TU), aumentou de 252,9 em 1997 para 391,9 em 2005. Já o índice de acidentes caiu pela metade no mesmo período. (Agência Estado)
Fonte: A Tribuna - SP
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