Descomissionamento

IRB, Austral Seguradora e Hiscox lançam seguro para remoção de plataformas

Redação/Assessoria
28/08/2019 12:16
Visualizações: 1144 (0) (0) (0) (0)

De olho no início das desativações de plataformas offshore no País, o IRB Brasil RE e a Austral Seguradora, em parceria com a inglesa Hiscox, lançam o seguro de descomissionamento, que visa cobrir riscos de responsabilidade civil e danos físicos durante todas as etapas do processo de remoção desses ativos. Ou seja, da desmontagem dos módulos ainda no mar à descarga final em estaleiros.

A remoção de instalações offshore — ou descomissionamento como é chamado tecnicamente o processo, que ocorre quando a vida útil do campo está chegando ao fim — é uma novidade para a indústria de óleo e gás no Brasil. A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) acaba de autorizar o processo em seis plataformas e analisa outros cinco pedidos.

Desenvolvido para suprir as necessidades específicas da cadeia brasileira, o seguro — que já existe no exterior, onde o processo é comum — tem o valor de cobertura para riscos de responsabilidade civil e danos físicos customizado de acordo com o tamanho e a necessidade dos projetos de descomissionamento.

“Estamos atentos às necessidades do mercado, com objetivo de oferecer serviços cada vez mais aderentes ao setor. Até 2040, considerando toda a cadeia produtiva, R$ 50 bilhões, segundo a ANP, serão investidos no descomissionamento. Ou seja, esse processo é uma realidade e uma oportunidade. Por isso, decidimos desenvolver este produto pioneiro no Brasil, juntamente com a Hiscox e a Austral Seguradora, voltado especificamente para a cobertura de descomissionamento de plataformas offshore”, explica a diretora de P&C Internacional, O&G e Retrocessão do IRB, Isabel Solano.

Para as empresas, o potencial de comercialização do produto, protocolado no dia 16/08 na Superintendência de Seguros Privados (Susep), é grande. “Se olharmos para mercados onde a atividade de descomissionamento é mais madura, como Inglaterra, Estados Unidos e Noruega, enxergamos um potencial de receita relevante”, afirma o gerente de Energy & Marine da Austral Seguradora, Thiago Navega.

Atualmente, de acordo com dados a ANP, o Brasil tem 66 instalações offshore com mais de 25 anos de operação e que estão em vias de serem desativadas. Outras 23 plataformas têm entre 15 e 25 anos de operação, o que reforça a necessidade do produto.

“Estamos satisfeitos com o produto desenvolvido porque acreditamos que será capaz de atender a indústria, absorvendo as maiores exposições, como os altos custos atrelados à remoção de destroços e a danos físicos a outras plataformas, embarcações e pipelines, dentre outros riscos inerentes”, complementa a subscritora de Energy da Austral, Narely Nicolau.

Para a Hiscox, o descomissionamento é uma oportunidade. “A capacidade de desenvolver um produto para atender às novas demandas do mercado segurador brasileiro, juntamente com o IRB e a Austral Seguradora, é para a Hiscox uma excelente oportunidade de fortalecer a presença no mercado brasileiro, assim como o relacionamento e troca de experiência”, diz o subscritor de Responsabilidade Civil da Hiscox, Phil Furlong.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
ITP Brasil apresenta soluções de engenharia de alta perf...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Panorama dos investimentos em infraestrutura de dutos e ...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Jovens talentos apresentam soluções inovadoras no Young ...
10/09/25
Leilão
PPSA disponibiliza acesso ao Pacote de Dados Híbrido do ...
10/09/25
Internacional
Durante a Gastech em Milão, governador de Sergipe aprese...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Ministério de Portos e Aeroportos quer ampliar participa...
10/09/25
Pessoas
ANP realiza cerimônia de posse de novos diretores
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 abre com reforço à integra...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Na Transpetro, ações de responsabilidade social atendem ...
09/09/25
MME
Estudo projeta expansão da produção de biocombustíveis c...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
DNV participa da Rio Pipeline & Logistics 2025
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Construtora Elevação leva inovação, eficiência e sustent...
08/09/25
ANP
A\Sense vence desafio tecnológico da ANP com projeto de ...
08/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa hoje, 09/09
08/09/25
São Paulo
FIEE 2025 tem início nesta terça-feira, dia 9, com 600 m...
08/09/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado registram alta na primeira sem...
08/09/25
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23