Internacional

Itaipu participa da Semana da Água na Expo 2020 Dubai

Empresa preparou uma série de atrativos a serem exibidos no Pavilhão Brasil, mostrando as conexões entre água, biodiversidade, clima e energia.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
11/03/2022 17:10
Itaipu participa da Semana da Água na Expo 2020 Dubai Imagem: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional Visualizações: 1512 (0) (0) (0) (0)

A Itaipu Binacional participa, de 20 a 31 de março de 2022, da Expo 2020 Dubai, encerrando a programação brasileira no evento. A empresa preparou uma série de atrativos que lançam mão de tecnologias interativas de última geração para mostrar as interconexões entre água, biodiversidade, clima e energia.

A participação também conta com eventos paralelos (side events) que abordam temas ligados à sustentabilidade, como desenvolvimento territorial, energias renováveis, preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, entre outros.

A Itaipu participa a convite do governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Ministério de Relações Exteriores (MRE) que realizaram a escolha por conta do reconhecimento internacional às ações desenvolvidas no território de influência da usina. Como exemplo, a preservação de mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica em torno do reservatório, que receberam da Unesco o título de Reserva da Biosfera, no programa O Homem e a Biosfera.

A temática da sustentabilidade está em linha com a estratégia definida pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex), que coordena a participação brasileira no evento e que tem como objetivo mostrar o potencial brasileiro para a economia verde, que associa o desenvolvimento econômico à preservação da natureza.

O Pavilhão Brasil, a propósito, é um dos destaques no Distrito da Sustentabilidade da Expo. Com seu espelho d’água que remete à enorme disponibilidade de recursos hídricos do País (12% da água doce do mundo e um litoral de quase 11 mil km de extensão), o local receberá uma série de atrativos preparados pela Itaipu que vão buscar sensibilizar os visitantes sobre a importância da água para os ecossistemas e, consequentemente, para a qualidade de vida de todas as pessoas.

As ativações (ações realizadas em eventos para gerar experiências com marcas) lançam mão de recursos tecnológicos como realidade aumentada, realidade virtual, imersão em cenários com projeção em 360 graus, entre outras, para que os visitantes tenham a experiência de visitar Itaipu, as belezas naturais que cercam a usina e outros cenários que mostram a exuberância da natureza no Brasil.

Esses atrativos são divididos em diferentes roteiros que poderão ser percorridos no Pavilhão Brasil, ao longo da participação da Itaipu: Água como Movimento (com destaque para a instalação “rios voadores”, que mostra as interconexões entre os biomas brasileiros por meio das chuvas); Água como Energia (em que é possível aprender sobre a importância da água e da biodiversidade para a geração de energia); Água como Vida (que inclui apresentações de ballet com espetáculo especialmente criado para a Expo Dubai pela Quasar Cia. de Dança e pela Cia. K.); e Águas pela Paz (em que será explorada a relação de parceria entre Brasil e Paraguai que gerou a Itaipu, incluindo as contribuições da empresa aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, e a importância dessa agenda para o mundo).

Serviço

A participação da Itaipu na Expo 2020 Dubai terá início no Pavilhão Brasil, no Distrito da Sustentabilidade, no próximo dia 20 de março e se estende até o último dia do evento, em 31 de março. As apresentações de ballet iniciam também no dia 20 e ocorrerão todas as noites em duas oportunidades, às 19h e às 20h50, até o encerramento da Expo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22