Redação/Assessoria MME
O Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME), Alexandre Vidigal, se reuniu, nesta sexta-feira (15), com representantes da Embaixada do Japão no Brasil, para tratar de assuntos relacionados à agregação de valor ao nióbio e ao grafeno brasileiros.
No encontro, o conselheiro da Embaixada do Japão, Hidetaka Ikeda, manifestou interesse do governo japonês em realizar acordo de cooperação técnica bilateral, relacionada a pesquisadores e técnicos do setor, no uso e agregação de valor ao grafeno, considerando que no âmbito do nióbio já se encontra em andamento projetos em desenvolvimento com empresas privadas.
O secretário Alexandre Vidigal explicou às autoridades, que o Brasil tem o maior interesse em realizar uma parceria com aquele País. “O governo brasileiro tem estratégias próprias, o que possibilita implementar políticas e parcerias bilaterais para o desenvolvimento do setor”, disse. Na reunião, ficou acertado o interesse em desenvolver uma parceria entre os dois países, e que o Japão oficializará o pedido.
Também participaram da reunião, o assessor para Assuntos Internacionais da SGM, Samir Nahass, o diretor do Departamento de Tecnologia Mineral, Enir Mendes, e a assessora Econômica da Embaixada do Japão, Érica Tanaka.
Fale Conosco
13