Energia renovável

Jornada de sustentabilidade do Aché avança em parceria com Atiaia Renováveis para geração de energia limpa

O laboratório será abastecido por energia elétrica totalmente renovável em suas unidades fabris

Redação TN Petróleo/Assessoria
27/02/2024 14:33
Jornada de sustentabilidade do Aché avança em parceria com Atiaia Renováveis para geração de energia limpa Imagem: Divulgação Visualizações: 2669

O Aché Laboratórios, uma das principais empresas farmacêuticas do país, fechou contrato com a Atiaia Renováveis, empresa de comercialização e geração de energia do Grupo Cornélio Brennand, para se tornar autoprodutor de energia elétrica de origem fotovoltaica. Essa colaboração marca um passo importante na estratégia da organização em ter 100% da energia elétrica utilizada oriunda de fontes renováveis. 

O abastecimento será proveniente da Usina Fotovoltaica (UFV) Maravilhas II, localizada na cidade de Goiana (PE), que possui 27,5 MW de capacidade instalada e vai abastecer os laboratórios do Aché localizados em Guarulhos, Nações Unidas, Pernambuco e Anápolis, a partir de janeiro de 2025. 

A energia solar fornecida pela UFV também gerará I-RECs, os certificados de energia com origem de fontes renováveis, que atestam o compromisso do Aché com a sustentabilidade, com reconhecimento global, garantindo a transparência e a segurança de seus investimentos em energia limpa. 

"Somos uma empresa comprometida em melhorar a jornada de saúde de milhares de pacientes e acreditamos que o nosso progresso e prosperidade não pode prejudicar a capacidade do planeta de regenerar seus recursos.  A energia limpa e renovável é fundamental para viabilizar uma economia de baixo carbono e faz parte das ações que estamos implementando em benefício do clima.  Assim, a mitigação de impactos ambientais se conecta ao nosso propósito de levar mais vida às pessoas e a Atiaia Renováveis se torna mais uma parceira com quem compartilhamos essa visão", afirma José Vicente Marino (foto), Presidente do Aché Laboratórios Farmacêuticos. 

"Construímos um modelo em colaboração, desenvolvendo uma solução customizada e flexível para atender as necessidades energéticas do Aché. O modelo de autoprodução de energia para o abastecimento do grupo farmacêutico traz vantagens em diversos âmbitos. Nos últimos dois anos, crescemos em 60% nossa capacidade instalada, impulsionados pela diversificação das fontes de nossos ativos de geração e a UFV Maravilhas II faz parte dessa estratégia de crescimento. A parceria com o Aché é um passo muito importante para a Atiaia.", diz Rodrigo Assunção, CEO da Atiaia Renováveis. 

A transação será concluída após aprovação do CADE e atendimento de determinadas condições precedentes. 

Sobre o Aché Laboratórios 

Empresa 100% brasileira, fundada há 57 anos, o Aché está posicionado entre as maiores corporações farmacêuticas do Brasil, cumprindo o propósito de levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam. Reconhecida pela sua capacidade de inovação, excelência e qualidade em produtos e serviços, governança e solidez, a Companhia emprega mais de 6300 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor.

Mantém um diversificado pipeline de projetos em desenvolvimento e disponibiliza ao mercado um portfólio com 420 marcas em 1.122 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e isentos de prescrição (MIPs), que cobrem 155 classes terapêuticas em 30 especialidades médicas. Os produtos do Aché, desenvolvidos para registro em mercados altamente regulamentados, estão presentes em 17 países na América Latina, África, Ásia e Europa. 

Possui cinco plantas industriais: em São Paulo, capital; em Guarulhos, no estado de São Paulo; em Londrina, no Paraná (empresa Nortis); em Anápolis, estado de Goiás, e em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Além disso, a empresa possui 25% da Bionovis, fruto da joint-venture de biotecnologia com outras três empresas farmacêuticas brasileiras.

Sobre o Atiaia Renováveis - A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energia renovável e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua. A empresa, que é participante do Pacto Global da ONU, aplica as melhores práticas ESG de forma contínua em todos os seus processos e tem desenvolvido projetos de energia renovável, em linha com o seu planejamento estratégico. Nosso parque gerador contempla 421 MW, sendo 320 MW de usinas em operação e 101 MW de usinas pré-operacionais, todos empreendimentos de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa. Além disso, tem um pipeline de 1,9 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
RELIVRE parabeniza acordo que destrava o mercado livre d...
03/10/26
Gás Natural
Firjan celebra acordo para efetivar abertura do mercado ...
03/10/26
Gás Natural
Naturgy, Agenersa e Governo do Estado assinam acordo sob...
02/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
02/10/26
Biometano
Corredor Verde com 100 caminhões a biometano e pontos de...
02/10/26
Gasodutos
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
02/10/26
Margem Equatorial
ANP aprova delimitação de 11 novos setores exploratórios...
02/10/26
Agronegócio
Agro diversifica matriz energética e busca alternativas ...
02/10/26
Firjan
Manifesto Firjan defende o voto consciente em 4 de outubro
02/10/26
PPSA
ExxonMobil e TotalEnergies vencem o 9º Leilão Spot de Pe...
02/10/26
Workshop
Petrobras, Shell, ArcelorMittal e IBRAM discutem desafio...
01/10/26
Resultado
Produção de petróleo e gás em agosto de 2026 alcançou 6,...
01/10/26
Normas
ANP recebe contribuições sobre revisão da norma para reg...
01/10/26
ROG.e 2026
Petrobras e Petronect levam nova solução para compras de...
30/09/26
Premiação
Mirante Tecnologia vence prêmio da Petrobras de melhor f...
30/09/26
ROG.e 2026
Empresa Piracicaba apresentou lançamentos em um dos prin...
30/09/26
Combustíveis
Diesel S-10 acumula alta de 15,1% em 12 meses, aponta Mo...
30/09/26
Segurança + IA
CTO da Oakmont é um dos representantes brasileiros no en...
29/09/26
Gás Natural
ANP realiza 2° Workshop para debater Gas Release
29/09/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: conheça as empresas e...
29/09/26
Etanol de milho
Produtores de etanol de cana investem em usinas híbridas...
29/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25