Bacia de Santos

Karoon divulga a primeira produção do campo Patola na Bacia de Santos

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/03/2023 16:26
Karoon divulga a primeira produção do campo Patola na Bacia de Santos Imagem: Divulgação Visualizações: 3054

A Karoon informa que o poço PAT-2, um dos dois novos poços de produção perfurados no campo Patola localizado no BM-S-40, entrou em operação no dia 15 de março  produzindo de 12.000 – 14.000 bopd. O poço possui uma linha de fluxo submarino e umbilical conectando ao FPSO Cidade de Itajaí. A produção do segundo poço, PAT-1, é esperada para começar a produzir até o final de março de 2023.

Após um período inicial de alta produção, que deve durar alguns dias, a produção dos dois poços Patola deve se estabilizar em aproximadamente 10.000 a 15.000 bopd, levando o total a produção de BM-S-40 para mais de 30.000 bopd, antes do início do declínio natural.

Dependendo da resposta do reservatório e do aquífero, um dos dois poços produtores pode ser mudado para injeção de água no futuro, enquanto qualquer produção de gás associada de Patola será reinjetado no reservatório de Baúna através do poço de injeção de gás SPS-89.

O campo de Patola foi descoberto em 2011 pela Petrobras com o poço exploratório SPS-91, que encontrou óleo de 38 graus API nos mesmos arenitos turbidíticos do oligoceno encontrados nas proximidades de Baúna e Piracaba, com propriedades petrofísicas semelhantes. O campo encontra-se em uma profundidade de água de aproximadamente 280 metros. Em junho de 2021, oito meses após a aquisição dos ativos do BM-S-40 da Petrobras, a Karoon anunciou sua decisão de prosseguir com o desenvolvimento de Patola.

Devido à melhor qualidade do reservatório do que o esperado nas localizações dos poços PAT-1 e PAT-2, as reservas provadas e prováveis (2P) em Patola foram atualizadas em 1,7 MMbbl para 16,4 MMbbl em 31 de dezembro de 20221

O diretor executivo e diretor administrativo da Karoon, Julian Fowles (foto), disse: “Alcançar a primeira produção de Patola é um marco importante para a Karoon e segue uma bem sucedida da campanha de intervenção no campo de Baúna. As taxas muito altas que vimos em este primeiro poço Patola representa uma produção abundante que deverá diminuir nos próximos dias para taxas entre 5.000 e 7.500 bopd.

Este é o primeiro desenvolvimento de um campo da Karoon no Brasil e foi entregue sem material questões ambientais ou de segurança até o momento. A execução eficiente deste projeto é uma prova de nossa equipes técnicas, operacionais e comerciais no Brasil e na Austrália, trabalhando em conjunto com nossos prestadores de serviços e em colaboração com a Altera & Ocyan, a operadora do FPSO.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.