Produtos e Serviços

KSB Brasil apresenta PumpDrive durante evento em São Paulo

Novidade da fabricante permite economizar até 60% de energia, além de reduzir custos de manutenção.

Assessoria/Redação
12/05/2016 14:00
Visualizações: 879 (0) (0) (0) (0)

Líder no setor de bombas hidráulicas, a KSB Brasil apresenta durante a 31ª Feira Internacional da Mecânica o sistema de controle de velocidade KSB PumpDrive, com foco em redução de custo operacional e eficiência energética, além de exibir suas principais bombas voltadas aos segmentos industriais. O evento acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), entre os dias 17 e 21 de maio.

De última geração, o PumpDrive garante o funcionamento da bomba de forma orientada para a obtenção da máxima economia de energia, controlando continuamente a velocidade da bomba conforme a demanda real do sistema, assegurando uma operação confiável. De acordo com a fabricante, o controle de velocidade permite economizar até 60% de energia e aumenta o tempo em que a bomba está disponível para exercer a sua função, além de reduzir os custos de manutenção.

Ao controlar a vazão da bomba, o PumpDrive é capaz de compensar automaticamente as variações de pressão, calculando as perdas por atrito que variam com a vazão, elevando assim a pressão para coincidir com o valor pré-definido. A novidade da KSB também permite a operação simultânea de até seis bombas associadas em paralelo ligadas entre si.

Outro sistema exibido durante o evento é o KBS PumpMeter, unidade digital para monitoramento de bomba que traz dois sensores conectados a um display parametrizado para o modelo e o tamanho de bomba desejado. No display, as pressões de sucção e de descarga, assim como a pressão diferencial (ou a altura manométrica) são exibidas alternadamente. Como parte do nosso programa de eficiência energética FluidFuture®, o PumpMeter em conjunto com o PumpDrive desempenha um papel importante na otimização de todo o sistema hidráulico, permitindo economia considerável de energia.

O PumpMeter identifica o ponto de operação da bomba, que é calculado e projetado em um gráfico. O perfil de carga também é estabelecido usando os dados compilados durante a operação da bomba. O PumpMeter ainda permite ao cliente KSB armazenar o perfil de carga da bomba por um período de até 10 anos, visualizar o ponto de operação no local e em tempo real, identificar melhorias no potencial de economia de energia e elaborar um relatório para calcular o tempo de retorno sobre investimento de uma otimização.

Bombas – Líder na fabricação de bombas hidráulicas, a KSB Brasil exibe a MegaCPK, produzida nas fábricas da empresa, localizadas em Várzea Paulista (SP) e Vinhedo (SP), destinada para o uso geral com fluidos agressivos orgânicos e inorgânicos para o abastecimento de água, indústria química, petroquímica, engenharia de processo, indústria de açúcar e álcool, biodiesel, bioetanol, sistema combate a incêndio, condensado, dessalinização da água do mar, osmose reversa, água quente, indústria siderúrgica, ar-condicionado, offshore, entre outras.

Com baixo custo operacional, a MegaCPK é oferecida em diversas opções de materiais, como ferro fundido, aço carbono, inox e duplex e traz avanços para eficiência energética. Para extrair a máxima performance da MegaCPK, a KSB incorporou componentes hidráulicos otimizados e inovações tecnológicas como o PumpMeter e PumpDrive.

A MegaCPK oferece muitos atributos de qualidade, tais como: máxima confiabilidade operacional, aperfeiçoamento da performance hidráulica da bomba, eficiência energética, melhor relação custo x benefício e disponibilidade global no grupo KSB. Com conceito hidráulico bastante moderno, vazão de 1.400 m3/h (60 Hz) e altura manométrica de até 233 metros, a MegaCPK permite pressão de operação de até 25 bar e foi projetada para suportar temperaturas durante sua operação que variam entre -40ºC até 400ºC.

A bomba de carcaça bipartida axialmente, KSB RDLO, será outro grande destaque no estande da KSB. Com baixo custo de manutenção, é projetada com dupla voluta, ou seja, compensa as forças radiais e traz rotor com dupla sucção, proporcionando vida útil aos rolamentos de no mínimo 100 mil horas de operação.

Seu design proporciona manutenção simplificada já que a bomba traz auto-centralização da parte superior da carcaça e conjunto girante pré-tensionado que permitem a montagem do equipamento sem ajustes especiais. Com vazão de até 10.000 m3/h, a RDLO, além de ser altamente eficaz para o segmento de saneamento, pode ser aplicada na indústria em geral, termoelétricas, petroquímica, dessalinização de água do mar, naval e off-shore.

A bomba padronizada in-line para uso geral KSB Megaline, relançada em dezembro de 2015, também será exibida pela fabricante e oferece ampla gama de aplicações, como sistemas de ar condicionado, circuitos de refrigeração, abastecimento de água, construção civil, instalações prediais, entre outros. Bastante versátil, a Megaline é flexível na instalação devido ao projeto in-line e traz conceito otimizado de componentes com alta confiabilidade e tecnologia incorporada. É projetada para pressão de operação de até 16 bar.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.