Evento

Laboratório de Hidrogênio para produção de combustível sustentável de aviação é inaugurado

Um dos principais objetivos do novo espaço é chegar a um combustível que ajude a reduzir as emissões de gases do efeito estufa no transporte aéreo

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
06/09/2023 07:01
Laboratório de Hidrogênio para produção de combustível sustentável de aviação é inaugurado Imagem: Divulgação Visualizações: 1898

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta terça-feira (5/09), da inauguração do Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados (H2CA). É a primeira planta piloto instalada no Brasil para produzir combustível sustentável de aviação (SAF, sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuels).

O Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN) abre novos horizontes para a produção e terá, entre os principais objetivos, chegar a um combustível que ajude a reduzir as emissões de gases do efeito estufa no transporte aéreo brasileiro.

As instalações fazem parte da cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio do Projeto H2Brasil, junto com o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

Para a diretora substituta de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, Patricia Naccache, o projeto H2Brasil apoia as políticas públicas implementadas pelo governo federal pelo tema de hidrogênio. “Este projeto é bastante extenso. Apesar do tema hidrogênio estar em alta ultimamente, as políticas públicas para o setor já existem há mais de 20 anos no governo federal”, pontuou.

Ainda de acordo com Naccache, dentro do Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2), existe uma câmara temática de Fortalecimento das Bases Científico-Tecnológicas. “Aumentar pesquisa e desenvolvimento nesse mercado é um recurso valioso para desenvolver cada vez mais esse ecossistema e a economia do hidrogênio”, destacou durante a participação no evento.

Para o MME, considerando o papel fundamental desse investimento, é fundamental fortalecer os estágios iniciais dos projetos e dinamizar os ecossistemas de hidrogênio, além de construir capacidade tecnológica nacional.

O LABORATÓRIO

Com o Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados, a expectativa é elevar de 200ml/dia para até 5 litros/dia a produção de Syncrude, o petróleo sintético desenvolvido no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis para ser transformado em SAF.

A capacidade de produção do combustível será dimensionada por meio de estudos e experimentos práticos na área. Estudos de viabilidade técnica e econômica também deverão estimar, até o final do ano, o preço do combustível.

O SAF será obtido a partir de glicerina, coproduto da indústria de biodiesel com alto valor energético, mas atualmente subutilizado no Brasil ou exportado com baixo preço de mercado.

PROJETO H2BRASIL

O projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, investiu quase R$ 4 milhões para que o Laboratório possa produzir QAV sintético.

Além de apoiar a produção e a aplicação de Combustíveis Sustentáveis de Aviação no país, o objetivo é estudar e avaliar parâmetros operacionais na obtenção de Querosene Sintético.

O laboratório também deverá operar como unidade de testes para a indústria de aviação brasileira. O QAV produzido, segundo as instituições envolvidas, será certificado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e terá seus processos otimizados com o tempo para atender as necessidades da indústria.

Também participaram do evento a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, Amaro Araújo, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Rodrigo Melo, diretor regional do SENAI/RN e ISI-ER, Markus Francke, da GIZ, e Guilherme Calheiros, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócio
Vallourec conquista importantes contratos de line pipe c...
25/05/26
Bahia
Desenvolvimento Econômico impulsiona industrialização e ...
25/05/26
BOGE 2026
John Crane lança Performance Plus™ para otimizar manuten...
25/05/26
BOGE 2026
Começa nesta quarta (27) o maior evento de petróleo e gá...
25/05/26
BOGE 2026
Com produção em alta, independentes lideram debates na B...
25/05/26
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25