Mercado

Lei do gás deve ajudar a aumentar concorrência

Jornal do Commercio - RS
10/03/2009 04:03
Visualizações: 692

Em alguns anos deve ser ampliado o número de empresas que atuam no mercado brasileiro de gás natural. Pelo menos, este é um dos objetivos da lei do gás que deverá ser regulamentada, através de decreto, ainda neste primeiro semestre. O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) Adriano Pires acredita que a legislação será benéfica para o setor. Pires recorda que as regras que disciplinam a área estavam dentro da abrangência da Lei do Petróleo (nº 9.478/97). “E o gás natural é um insumo com características específicas”, argumenta Pires.

 

O dirigente comenta que, com a Lei do Gás, a normatização desse segmento ficará semelhante à da energia elétrica. A construção de gasodutos será submetida ao regime de concessão e não mais ao de autorizações. Segundo Pires, a medida trará maior segurança jurídica ao investidor. A nova legislação também cria as figuras dos autoprodutores e autoimportadores de gás natural.

 

Uma prova de que as novas regras devem realmente propiciar o desenvolvimento de mais investimentos é o projeto da empresa Gás Energy, no município de Rio Grande. A companhia pretende instalar um terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) e uma termelétrica na cidade. Essa iniciativa não poderia ser viabilizada através da legislação antiga.

 

A advogada do escritório L.O.Baptista Advogados Daniela Santos concorda com Pires sobre a importância de uma norma específica para o gás natural para que se criem condições de concorrência. Daniela afirma que a regulamentação da Lei do Gás servirá para delinear ainda mais as diretrizes para o setor. “As regras precisam ser claras para abrir o mercado”, diz a advogada.

 

Daniela acrescenta que, se o Brasil quiser se tornar autossuficiente na produção de gás natural, serão necessários investimentos intensos na construção de gasodutos. Ela aponta ainda que a lei do gás será um mecanismo que facilitará a realização dessas estruturas. Atualmente, no País, a Petrobras concentra a maior parte das atividades produtivas do segmento de gás natural.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25