Biodiesel

Levaremos ao MME um porcentual mais razoável sobre metas dos Cbios

Redação/Broadcast Agro
01/07/2020 10:15
Visualizações: 1638

O presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Evandro Gussi, disse que a entidade vai levar ao Ministério da Minas e Energia (MME) um porcentual "mais razoável" sobre metas de emissão de Créditos de Descarbonização (Cbios). Em live promovida na terça-feira pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Gussi criticou o porcentual de redução na emissão de Cbios proposto pelo MME em consulta pública sobre o assunto que se encerra no próximo sábado (4). "Entendo que o MME foi mais do que conservador nas metas; foi reacionário", disse ele. Ele contemporizou, porém, admitindo que a proposta não é "arbitrária", mas acrescentou não ver "justificativa técnica do MME" para a redução que consta na consulta pública. "Para ter a redução de 50% nas emissões de Cbios teríamos de ter duas pandemias em 2021", disse Gussi.

Publicidade

As metas anuais de emissão de Cbios foram cortadas por causa da pandemia do novo coronavírus. Diante disso, o MME abriu uma consulta pública sobre a nova proposta, que prevê cortar pela metade a meta anterior, de 28,7 milhões de Cbios em 2020. Foram revisadas também as metas para os próximos nove anos.

Gussi defendeu, ainda, que um programa como o Renovabio - que regulamentou a emissão de Cbios - deve garantir previsibilidade para atrair investidores. "Estamos confortáveis em relação a uma adaptação do programa para 2020 (por causa da pandemia de coronavírus", disse. "Mas entendemos que o corte não precisa chegar ao que foi feito este ano. Há um número que entendemos ser mais factível", mencionou, embora não tenha citado qual número seria. "Pode até haver alteração na meta, mas uma meta que não negue nosso principal objetivo, que é a descarbonização."

O presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, disse na mesma live que só haveria condições de fazer uma revisão numérica nas metas de emissão de Cbios em 2021. "Em plena pandemia não se deveria mexer nas metas de emissão de Cbios", defendeu. "Nossa sugestão de bom senso indica que alguma revisão das metas só deveria ser feita a partir de 2022." Ele disse, ainda, que seria uma "aventura" mexer em metas que foram elaboradas nos últimos cinco anos e publicadas há um ano.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.