Etanol

Lula e Bush discutirão protecionismo em álcool

Agência Estado
01/03/2007 00:00
Visualizações: 500

Presidentes devem assinar acordo em biocombustíveis no encontro do dia 9 de março

O protecionismo americano no setor do etanol estará na mesa de negociações entre os presidentes George W. Bush e Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 9, quando se encontrarão em São Paulo para firmar um acordo de cooperação na área de biocombustíveis.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, confirmou ontem que a tarifa de importação aplicada pelos Estados Unidos terá de ser reduzida, mesmo que em longo prazo, e que ambos os países deverão tratar do Haiti como um dos principais alvos de sua agenda de cooperação conjunta em terceiros países no setor de biocombustíveis.

Nas suas conversas com Bush, o presidente Lula tratará do protecionismo americano no setor de etanol, mas extremo cuidado para não antecipar uma pressão que possa pôr em risco esse embrião de parceria estratégica. "Não tenho expectativa de que, em uma reunião presidencial, tudo seja resolvido de uma vez, mas esse tema (a elevada tarifa de importação de etanol dos EUA) não deixará de estar sobre a mesa", afirmou Amorim.

Maior produtor mundial de etanol, ao lado do Brasil, os EUA aplicam uma tarifa de US$ 0,54 por galão importado. A tarifa não impediu aos produtores brasileiros exportar etanol ao mercado americano no ano passado. Além disso, outra parte dos embarques brasileiros de álcool hidratado foi para a Jamaica, onde passou para a transformação para anidro e acabou reexportado aos EUA com isenção de tarifa. "Drible é com a gente mesmo, como dizia o Garrincha", defendeu Amorim.

Padrões. De acordo com o ministro, o tópico mais importante do acordo bilateral será o trabalho conjunto para a adoção de padrões internacionais para a produção do etanol, o que permitirá a transformação do produto em uma commodity energética, como o petróleo. A definição dessas normas impedirá, no futuro, a adoção de "regrinhas protecionistas" em diferentes mercados.

O acordo também permitirá a cooperação bilateral nas pesquisas tecnológicas sobre a fabricação de etanol a partir de celulose - o Brasil, com o bagaço de cana, e os Estados Unidos, com as pastagens. A outra vertente do acordo sobre biocombustível será a cooperação em terceiros países. Trata-se de uma iniciativa que Lula pretende concentrar, em um primeiro momento, no Haiti, onde se prevê a instalação de usinas de etanol em médio e longo prazo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23