Governo
<P>O presidente Luiz Ignácio Lula da Silva estuda a criação da inédita Secretaria Especial de Portos e Aeroportos, a fim de dar uma maior atenção a esses dois setores da infra-estrutura. A proposta, que conta com o apoio da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi apresentada por lide...
A Tribuna - SPO presidente Luiz Ignácio Lula da Silva estuda a criação da inédita Secretaria Especial de Portos e Aeroportos, a fim de dar uma maior atenção a esses dois setores da infra-estrutura. A proposta, que conta com o apoio da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi apresentada por lideranças do PSB, partido que deve indicar o titular da nova pasta.
A implantação do novo órgão integra as negociações da reforma ministerial e seria uma saída para o Planalto acomodar o PSB, que elegeu três governadores. O partido ficará com a pasta da Ciência e Tecnologia, mas perdeu a da Integração Nacional para o PMDB.
Entre os defensores da proposta está o líder do PSB na Câmara, o deputado Márcio França. Para o parlamentar, a atenção que o setor marítimo (hoje, uma responsabilidade do Ministério dos Transportes) receberia com esta secretaria é necessária para se resolver a falta de investimentos em portos e em seus acessos.
Indicado pelos socialistas-brasileiros para chefiar a secretaria, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) se negou a comentar o andamento das negociações. Através de sua assessoria, apenas informou que é favorável à criação do órgão e que tal medida permitirá ao Planalto intensificar o acompanhamento dos projetos portuários e aeroviários.
Ex-líder do Governo na Câmara, Albuquerque foi secretário de Transportes do Rio Grande do Sul entre 1999 e 2002, durante o governo de Olívio Dutra. Nesse período, administrou o Porto de Rio Grande, complexo que é controlado pelo estado.
A criação da secretaria está em estudos em Brasília desde o início do ano, como revelou a ministra Dilma Rousseff, em entrevista a A Tribuna publicada no último dia 11 de janeiro.
Fonte: A Tribuna - SP
Fale Conosco