Evento

Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6 mil profissionais a partir de hoje

Redação TN Petróleo/Assessoria UDOP
01/07/2025 06:52
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6 mil profissionais a partir de hoje Imagem: Divulgação Visualizações: 3049

Araçatuba (SP) sedia, a partir de hoje (1º), o 18º Congresso Nacional da Bioenergia, promovido pela UDOP – União Nacional da Bioenergia. O evento, realizado no Campus da UNIP, segue até terça-feira (2) e transforma a cidade em um dos principais centros de discussão sobre o futuro do setor.
 
Com público estimado em mais de 1,6 mil participantes, o congresso reúne representantes de usinas, pesquisadores, executivos, acadêmicos, fornecedores, cientistas e empresas de tecnologia. Ao longo dos dois dias, mais de 250 especialistas participam como palestrantes, moderadores e debatedores.
 
“O congresso será uma oportunidade para ampliar conexões, firmar parcerias e fomentar soluções que contribuam para a transformação do setor”, destaca Hugo Cagno Filho, presidente da UDOP.

Programação
Serão mais de 120 horas de conteúdo técnico, distribuídas em 12 salas temáticas, com foco em todas as etapas da cadeia produtiva. Os temas incluem as áreas: Agronômica; Comunicação e marketing; Controladoria, planejamento e custos; Gestão da logística do açúcar e do etanol; Gestão de pessoas e remuneração; Industrial; Inteligência de mercado; Mecanização/Automotiva; Meio ambiente e gestão de resíduos; Segurança e riscos psicossociais no trabalho; Suprimentos; e Tecnologia da Informação.
 
Painel Magno
A abertura contará com a exibição de um vídeo em homenagem aos 40 anos da UDOP, seguida do discurso de Hugo Cagno Filho, presidente da entidade, e da homenagem a Antonio Cesar Salibe, CEO Emérito. Também participam da solenidade autoridades como o deputado federal Arnaldo Jardim; o prefeito de Araçatuba, Lucas Pavan Zanatta; o presidente da DATAGRO, Plínio Nastari; e o diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi.
 
Na sequência, serão firmados convênios e parcerias com instituições como ABINC - Associação Brasileira de Internet das Coisas; Escalab - Centro de Escalonamento de Tecnologias e Modelagem de Negócios; Instituto Agronômico (IAC); SENAI Sertãozinho; Speed Park - Kartódromo Internacional de Birigui; e UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá.
 
A palestra "Etanol em várias frentes: O desafio de equilibrar a oferta e o potencial de demanda no setor" será ministrada por Gonçalo Pereira, professor titular do Instituto de Biologia da Unicamp, e aprofundada em um debate mediado por Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio), presidente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio). Participam da discussão:
 

Bruno Alves – Diretor Executivo da UNEM (União Nacional do Etanol de Milho)

  • Gonçalo Pereira – Professor Titular da UNICAMP
  • Hugo Cagno Filho – Presidente da UDOP
  • Marcelo Morandi – Head of Office of International Relations da Embrapa
  • Marlon Arraes Jardim Leal – Diretor de Biocombustíveis do MME (Ministério de Minas e Energia)
  • Oscar Enrique Rojo Fernandez – CEO da Seaboard Energías Renovables y Alimentos
  • Renato Augusto Pontes Cunha – Vice-presidente de Bioenergia Brasil e presidente do Sindaçúcar-PE

 
O Painel Magno se estende até as 12h45.
 
Para ser notificado sobre o início da transmissão, inscreva-se no canal da TV UDOP no YouTube e ative as notificações. Clique aqui.

Serviço
18º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: terça a quarta-feira, 1º e 2 de julho
Local: Campus da UNIP - Araçatuba (SP)
Programação: Clique aqui
Mais informações: Clique aqui
  
Apoio cultural
Grandes marcas apoiam a capacitação e o desenvolvimento do setor no 18º Congresso Nacional da Bioenergia.
Master: Koppert
Especial: KPMG
Ouro: AtvosCaltecCARDEROLICorteva AgriscienceCTC - Centro de Tecnologia Canavieiradss⁺FermentecFMCJohn DeereMassey Ferguson; ValtraSmarSolinftec e Syngenta.
Prata: Alcolina Química e DerivadosBayerGrupo DNDNano IncubPlatform ScienceSolenisTESTONTrimble e UbyAgro.
Bronze: ElisGênicaGreen Has do Brasil & Techfertil Agrociência; Kleek; TMA Máquinas e Vertti Tecnologia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Aprovada resolução que revisa norma sobre tratamento dif...
04/09/26
Margem Equatorial
Ibama autoriza Petrobras a perfurar três novos poços na ...
04/09/26
Apoio Offshore
OceanPact conclui a aquisição do Estaleiro Dock Brasil
04/09/26
Evento
ExpoPostos & Conveniência confirma Amyr Klink, Mark Wohl...
04/09/26
ESG
Petrobras lidera ranking ESG no segmento de Petróleo, Gá...
04/09/26
ANP
Aprovada a indicação de 24 blocos na Bacia Potiguar para...
04/09/26
Combustíveis
ANP realizará consulta e audiência públicas sobre novas ...
04/09/26
Rio de Janeiro
Firjan lança recorte Norte Fluminense do Anuário do Petr...
04/09/26
ANP
Revisão de regras do RenovaBio para novos distribuidores...
04/09/26
ANP
Prorrogado para 21/9 o prazo para inscrições no Prêmio A...
03/09/26
Saúde e Bem-estar
Nova clínica no Rio mira demanda de saúde ocupacional da...
03/09/26
ABPIP
Produtores independentes apresentam a candidatos ao Gove...
03/09/26
Bacia de Santos
Shell Brasil adquire participação no bloco exploratório ...
02/09/26
ROG.e 2026
Merax confirma participação na ROG.e 2026 com soluções p...
02/09/26
ANP
Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026: anunciadas as seis e...
02/09/26
Mercado Livre
Comerc Energia celebra 25 anos com solidez financeira, e...
02/09/26
PPSA
TotalEnergies e Petrobras vencem lotes do 8º Leilão Spot...
02/09/26
ROG.e 2026
PRINER exibe na Rio Oil & Gas Energy o serviço de pintur...
01/09/26
ANP
Produção de petróleo e gás em julho de 2026 foram de 5,8...
01/09/26
Etanol de milho
Levedura desenvolvida na Unicamp pode tornar a produção ...
01/09/26
Biometano
CGOB: ANP publica Informes Técnicos que permitem início ...
01/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25