Premiação

Marcelo Zenkner, diretor de Compliance da Petrobras é eleito um dos profissionais mais admirados da área

Redação/Agência Petrobras
29/11/2019 18:53
Visualizações: 1525 (0) (0) (0) (0)

O diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, Marcelo Zenkner, foi eleito um dos 20 profissionais do segmento empresarial mais admirados na área de compliancedo Brasil de acordo com pesquisa publicada pelo anuário Compliance On Top 2019. O executivo recebeu o prêmio em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (29/11), em São Paulo. Além dos 20 profissionais de empresas, também foram premiados cinco profissionais de compliance que atuam em consultorias e outros cinco que atuam em escritórios de advocacia, totalizando 30 homenageados.

"É muito gratificante obter esse prêmio da comunidade brasileira de compliance. Na verdade, trata-se de um reconhecimento ao trabalho realizado pela Petrobras nos últimos anos. Internamente, já sabemos da transformação que vem sendo feita na companhia, mas receber reconhecimento externo é sempre recompensador. Queremos continuar contribuindo para tornar a Petrobras referência em integridade e transparência no Brasil", destacou Marcelo Zenkner.

Organizado pela Vittore Partners, consultoria de recrutamento de executivos da área, e pela Legal, Éthics e Compliance, maior comunidade dedicada à difusão de cultura de compliance do mundo, a votação teve a participação de gestores e líderes da área de compliance em empresas de todos os setores da economia brasileira, além de sócios de compliance de escritórios de advocacia e de consultorias especializadas. Ao todo, 442 gestores da área de compliance de todo o Brasil responderam ao levantamento entre maio e novembro de 2019. A pesquisa foi auditada pela Alonso, Barretto & Cia Auditores Independentes. Além do diretor da Petrobras, também foram premiados executivos de empresas como Embraer, Eletrobras, Latam, Oracle e Votorantim.

Compliance na Petrobras

O objetivo de um sistema de compliance é prevenir, detectar e corrigir desvios, fraudes e irregularidades no âmbito de uma organização. Desde 2015, a Petrobras vem desenvolvendo um sistema robusto de governança e conformidade. A companhia investe no aprimoramento contínuo do seu programa, promovido com apoio da alta administração e envolvimento de diversas áreas da companhia, demonstrando compromisso de todos que atuam na Petrobras com o fortalecimento de seu ambiente de compliance e com o objetivo de tornar a companhia uma referência em ética, integridade e transparência. Uma série de medidas foram implementadas ao longo desses anos, como o Due Diligence de Integridade (DDI). Por meio do DDI, antes de assinar um contrato, a Petrobras realiza uma avaliação rigorosa de integridade com o fornecedor, parceiro, cliente, entidade patrocinada ou com a qual venha a ter convênio. Ao resultado dessa avaliação é atribuído um Grau de Risco de Integridade (GRI), que pode ser alto, médio ou baixo. O GRI, assim como o resultado das avaliações técnica, legal, econômica e de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), é levado em consideração nos processos de contratação.

A companhia também criou um canal de denúncia externo e independente com mecanismos de segurança para garantir o anonimato e a não retaliação do denunciante, que pode acompanhar o andamento de sua denúncia. O canal está disponível em três idiomas, 24 horas por dia. Também passou a aplicar o Background Check de Integridade (BCI) que se trata da checagem de integridade de todos os gestores, gerentes setoriais, coordenadores, consultores e empregados que atuam em processos críticos. Para se tornar gerente, diretor ou conselheiro da Petrobras, o profissional tem que passar por uma profunda verificação de requisitos de integridade e capacidade técnica.

Institucional

Para fortalecer a cultura de compliance, desde de 2014 são oferecidos aos empregados treinamentos sobre legislação anticorrupção, política e programa de compliance, regime disciplinar, conflito de interesses, entre outros. Para os gestores e empregados que atuam em atividade com maior exposição a riscos, como contratadores, fiscais e gerentes de contrato, são oferecidos módulos específicos. Em 2018, mais de 40 mil empregados foram capacitados. A participação nos treinamentos em ética e compliance é obrigatória e a sua conclusão, com êxito, nos prazos estabelecidos, é requisito para concorrer no processo de avanço de carreira na Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Debate
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
09/07/25
Macaé Energy
Com mais de dois mil participantes, 2ª edição do Macaé E...
09/07/25
Combustíveis
Vibra amplia presença da gasolina Petrobras Podium e ava...
09/07/25
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.